As células descobertas compõem, em seres humanos, como exemplo, um complexo sistema formado por órgãos e estruturas que atuam na propagação de estímulos, interpretação e elaboração de respostas, coordenação etc. Entretanto, em outros animais, essa complexidade evidenciada em seres humanos não é observada, como por exemplo em
a)
equinodermos, que apresentam cefalização.
b)
platelmintos, que apresentam anel nervoso radial.
c)
moluscos, que apresentam apenas uma célula nervosa.
d)
cnidários, que apresentam sistema nervoso difuso.
e)
anelídeos, que apresentam apenas um gânglio no corpo.
Respostas
Resposta:
Alternativa D. Cnidários, que apresentam sistema nervoso difuso.
Explicação:
Os Cnidários, também chamados de celenterados, possuem um sistema nervoso muito simples conhecido como sistema nervoso difuso. As células nervosas presentes nesse animais são espalhadas por todo o corpo sem a presença de um encéfalo.
O sistema nervoso é formado por um rede de neurônios capazes de responder a estímulos em diferentes direções. Essa rede se mantém em contato direto com células sensoriais e contráteis formando um mecanismo sensitivo-neuromotor.
Por ser um sistema bastante simples, sem a a presença de glânglios, não há um sistema elaborado de interpretação e elaboração de respostas e coordenação. O que ocorre é um mecanismo de transporte de impulsos pelas células nervosas até as fibras contráteis as quais irão responder com contração e movimentos.