Anatomia dos músculos da pelve por Lucio Flavio Soares Caldeira 2 semanas atrás
Prezado aluno e prezada aluna, sou o professor Lúcio e vamos iniciar os estudos dentro da disciplina “Anatomofisiologia do corpo humano”. Está é uma disciplina de grande importância nas profissões que estão envolvidas nas temáticas relacionadas as diversas áreas da saúde. Sendo assim, ao considerar o campo de estudos relacionado a disciplina e à área de Educação Física, venho propor a seguinte situação.
A região da pelve e as articulações do quadril exerce um papel importante na postura e no movimento corporal. Os movimentos, como andar, correr e equilibrar o tronco em situações diversas são frequentemente realizadas e exigindo um grande conjunto de músculos e ligamentos que conectam os membros inferiores e coluna vertebral, com a finalidade de estabilização. Entre vários músculos envolvidos na região da pelve, o psoas maior, é um exemplo e tem sua origem nas vértebras lombares e se insere no trocanter do fêmur.
Como um exercício de anatomia, venho propor que realize a busca da região da pelve e selecione um músculo da região, a sua escolha e interesse, apresentando:
1.o print da imagem obtida; 2.a descrição da origem e a inserção. 3.o tipo de movimento envolvido (ex: flexão, extensão, rotação, adução ou abdução).
Para o desenvolvimento desta atividade, utilize a plataforma Wolters Kluwer dentro do sistema eletrônico da biblioteca virtual, seguindo os caminhos apontados a seguir:
Respostas
respondido por:
3
Músculo Piriforme: músculo da região glútea que se situa profundamente ao músculo glúteo máximo.
Origem: face anterior do sacro (entre S2 e S4), ligamento sacrotuberal.
Inserção: ápice do trocânter maior do fêmur.
Inervação: ramificações dos ramos anteriores de S1-S2
Tipo de movimento: rotação externa da coxa, abdução da coxa (a partir de um quadril fletido); estabiliza a cabeça do fêmur no acetábulo.
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás