Para que uma célula possa produzir suas
proteínas, a mesma, precisa de aminoácidos, que
podem ser obtidos de duas formas: ingeridos em
alimentos ricos em proteínas, ou produzidos pelas
células a partir de outras moléculas orgânicas.
Nas alternativas abaixo marque respectivamente
como são chamados os aminoácidos que o
organismo não consegue produzir, e como são
chamados os aminoácidos produzidos a partir de
outras substâncias.
A) Aminoácidos não essenciais ou naturais e
aminoácidos essenciais.
B) Aminoácidos proteicos e aminoácidos não
essenciais.
C) Aminoácidos essenciais e aminoácidos não
essenciais ou naturais.
D) Aminoácidos globulares e aminoácidos
secundários.
E) Aminoácidos primários e aminoácidos
secundários.
Respostas
A alternativa correta é a C: Aminoácidos essenciais e aminoácidos não essenciais ou naturais.
Os aminoácidos são classificados como essenciais ou não essenciais de acordo com a capacidade do organismo de produzir: os essenciais não são produzidos pelo corpo e os não essenciais/naturais são produzidos pelo corpo.
Aminoácidos
Os aminoácidos são moléculas orgânicas, presentes em alimentos de origem tanto vegetal quanto animal, ou mesmo em preparados nutricionais. São usados pelo organismo como fonte de nitrogênio e como "bloquinho" para construção de proteínas.
No caso dos animais e seres humanos (que também são animais) nós obtemos esses aminoácidos da alimentação: comemos outros seres vivos e quebramos as proteínas deles para recuperar os aminoácidos e usar para fazer as nossas próprias proteínas.
Aminoácidos não essenciais ou naturais.
Os aminoácidos não essenciais, também conhecidos como aminoácidos naturais, são aqueles que o organismo consegue produzir a partir de outros aminoácidos por conta própria.
Como todos os aminoácidos, eles também vem da dieta, mas a grande vantagem dos aminoácidos não essenciais é que o corpo pode converter um tipo de aminoácido em outro sempre que um deles estiver em falta: Por exemplo, se na dieta estiver faltando o aminoácido prolina mas tem muito do aminoácido glutamato, o corpo pode converter esse glutamato em excesso em prolina para atender a demanda.
São chamados de não essenciais justamente porque se um deles estiver em falta, os demais vão ser convertidos para suprir e o corpo segue bem.
Os aminoácidos não essenciais são: alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, serina e tirosina.
Aminoácidos essenciais.
Os aminoácidos essenciais, diferente dos não essenciais, não podem ser produzidos pelo organismo e precisam obrigatoriamente vir da dieta numa quantidade suficiente.
Estes aminoácidos obrigatoriamente precisam estar na dieta, já que a falta de qualquer um deles não consegue ser compensada e pode gerar distúrbio nutricional, já que sem o aminoácido não é possível fazer as proteínas que o corpo precisa.
Na espécie humana, temos 9 aminoácidos considerados essenciais: Histidina, leucina, isoleucina, lisina, triptofano, valina, treonina, metioninda, fenilalanina.
Por fim, os aminoácidos não essenciais são aqueles que o corpo produz sozinho e os essenciais são os que o corpo não consegue produzir,
Para mais informações, contemple a pergunta:
https://brainly.com.br/tarefa/20719372
Foco na saúde e bons estudos.