Respostas
Resposta:
A Guerra do Contestado foi um dos movimentos populares rurais do Brasil que tiveram caráter messiânico. Ocorrido na região de fronteira entre os estados de Santa Catarina e Paraná, entre 1912 e 1916, a guerra civil opôs trabalhadores sem-terra e tropas do governo federal.
O nome contestado deriva do fato de a região de fronteira ser disputada pelos dois estados e também por ter sido local de extensas plantações de mate, além de área de extração madeireira.
Em 1910, foi finalizada a construção da ferrovia que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul por uma empresa estadunidense. O contrato de construção e concessão da ferrovia garantia ainda à empresa a exploração das áreas em torno da ferrovia. Os trabalhadores que construíram a estrada de ferro ficaram sem emprego após o fim da construção e ocuparam essas terras.
Os trabalhadores foram expulsos dessas áreas e impedidos de extrair a madeira das florestas como faziam até então. Isso porque a empresa que administrava a ferrovia também havia construído uma serraria na região e utilizava a madeira do mesmo local que os trabalhadores. Como eram serrarias modernas, com larga utilização de maquinário, os trabalhadores ficaram também desempregados.
Essa situação levou os trabalhadores a vagarem pela região até encontrarem em uma região próxima o pregador católico e monarquista conhecido como “monge” José Maria. Esse se dizia curandeiro e pregava a fé em São Sebastião, um antigo rei português que morreu em batalha contra os mouros e nunca teve seu corpo encontrado. Vários religiosos acreditavam que sua volta redimiria dos flagelos da vida a população e um novo e grande Império português seria constituído. Devemos lembrar que essas pregações eram tidas como um perigo à jovem República brasileira, proclamada em 1889.
O Monge José Maria e seus seguidores formaram em 1912 a comunidade de Quadro Santo, onde viviam da agricultura e do furto de gado. O crescimento da comunidade sem o controle do Estado afligia o governo federal, que uma década antes havia massacrado a comunidade de Canudos. Tropas federais foram enviadas a Quadro Santo neste mesmo ano, o que levou a população a se refugiar na cidade de Faxinal de Irani. Novas tropas do exército foram enviadas ao local, ocorrendo intensas batalhas. Essa situação de enfrentamento entre as forças de Quadro Santo ocorreu até o ano de 1916, quando após a realização de oito expedições os revoltosos foram dominados.
José Maria havia morrido já na segunda batalha, sendo que a liderança do movimento passou a ser exercida por outras pessoas. Cerca de duas mil pessoas morreram durante a Guerra do Contestado. Foi ainda durante essa guerra que pela primeira vez na história militar do país foram usados aviões em combates bélicos.