O capitalismo é um modelo socioeconômico que tem como princípio, dentre outras coisas, a liberdade de iniciativa econômica e o reconhecimento, por parte do Estado, da inviolabilidade da propriedade privada? No Brasil o governo e a nossa constituição reconhecem a propriedade privada incluindo tanto a propriedade privada dos meios de produção, como fábricas, terra e direitos sobre ações?
Respostas
Resposta:
é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro. Apesar de ser considerado um sistema econômico, o capitalismo estende-se aos campos políticos, sociais, culturais, éticos e muitos outros, compondo quase que a totalidade do espaço geográfico.
A base para formação, consolidação e continuidade do sistema capitalista é a divisão da sociedade em classes. De um lado, encontram-se aqueles que são os proprietários dos meios de produção, a burguesia; de outro, encontram-se aqueles que vivem de sua força de trabalho, através do recebimento de salários: os proletários. No caso do meio agrário, essa relação também se faz presente, pois os donos das terras, geralmente latifundiários, ganham lucros sobre os trabalhos dos camponeses.