• Matéria: História
  • Autor: wadrian23
  • Perguntado 3 anos atrás

1. Qual medida adotada por Dutra foi considerada uma ameaça a democracia restaurada em 1945?

2. Quais medidas tomadas por Getúlio Vargas resultaram no aumento de oposição ao seu governo?

3. Qual era o lema do governo de Juscelino Kubitschek?

4. Quais áreas o plano de metas priorizava?

5. Por que Jânio Quadros renunciou com 7 meses de mandato?​


Anônimo: Oi
Kskkk
Anônimo: Boa noite
fpereiragaby905: oi bom dia
Anônimo: Oiê bom dia
Anônimo: Tudo bem?
fpereiragaby905: td e vc
Anônimo: Q bom eu também
fpereiragaby905: lgl
Anônimo: Boa noite
fpereiragaby905: noite

Respostas

respondido por: ericlp90
4

Na questão 1, a medida adotada por Dutra, juntamente ao general Góes Monteiro, foi um golpe para retirar Vargas do poder, por medo de que ele pudesse interferir nas eleições para se manter no cargo.

Na questão 2, Vargas já vivia um contexto de desavenças com as elites do Brasil, por suas ações que visavam agradar a classe trabalhadora. Entretanto esta, também não estava muito feliz pois o país vivia uma crise econômica. Porém a insatisfação das elites aumentou de forma significativa quando o presidente da época adotou medidas de intervenção estatal e uma iniciativa para retirar investimentos externos no Brasil.

O lema de Juscelino Kubitschek era "cinquenta anos em cinco", fazendo referência à intenção dele de fazer o país avanças 50 anos apenas nos 5 anos de seu governo.

O plano de metas instaurado por Juscelino Kubitschek priorizava os setores de energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

Por falta de apoio, mesmo da base governista, Janio Quadros renunciou com a intenção de um golpe. Mal sucedida, a intenção do presidente era que a população fosse às ruas em seu apoio e assim ele retornasse ao governo com força muito maior.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares