Em uma biopsia o paciente revelou a presença de um tumor com células pertencentes a mais de uma camada germinativa (endoderma, mesoderma e ectoderma), e a presença de osso, epitélio, gordura e até nervos, tudo de maneira desordenada. Qual o tumor apresentado por esse paciente?
Respostas
Resposta: Teratoma
Explicação:
Os teratomas são tumores de células germinativas, com áreas que, quando visualizadas sob o microscópio, se parecem com cada uma das 3 camadas de um embrião em desenvolvimento: a endoderme (camada mais profunda), mesoderme (camada média) e ectoderme (camada externa). Este tumor tem uma forma benigna e outra cancerosa, denominadas teratoma maduro e teratoma imaturo, respectivamente.
O quadro apresentado pelo paciente que revelou ter a presença de células pertencentes a mais de uma camada germinativa, e a presença de osso epitélio, gordura e até nervos, o tumor apresentado é Teratoma.
O tipo de tumor que atinge as células germinativas, no qual, pode afetar vários tipos diferentes de tecido.
Os teratomas podem ser maduros ou imaturos, com base no aspecto normal das células sob um microscópio. Os teratomas geralmente ocorrem nos ovários das mulheres, nos testículos dos homens e no cóccix das crianças.
Eles também podem ocorrer no sistema nervoso central, no peito ou no abdômen, além disso, podem ser benignos (não cancerígenos) ou malignos (câncer).
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/165581
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)