Entre os sociólogos clássicos há uma discordância básica sobre qual seria o objeto de estudo da sociologia. Assim sendo, o objeto de estudo da sociologia para Émile Durkheim, para Karl Marx e para Max Weber são respectivamente?
a) A ação social - o fato social - a comunicação social.
b) A totalidade - a ação social - o fato social.
c) A comunicação social - as classes - a totalidade.
d) O fato social - a totalidade - a ação social.
e0 a solidariedade mecânica - a dialética - as relações sociais.
Respostas
Resposta:
d) O fato social - a totalidade - a ação social.
Explicação:
Para Émile Durkheim, a sociedade é um todo organizado com base em suas funções. O método proposto por ele, o funcionalismo, visa entender as funções de cada indivíduo na sociedade a fim de compreendê-la como um todo.
Para Karl Marx, a sociedade tinha herdado do capitalismo a divisão em classes sociais, o que resultou numa profunda desigualdade social. Para ele existem duas classes sociais: burguesia e proletariado. A burguesia seria a classe detentora dos meios de produção (fábricas), enquanto o proletariado seria detentor apenas de sua força de trabalho, usurpada pela burguesia via trabalho assalariado.
Max Weber, por sua vez, visou compreender a sociedade como um todo complexo de várias ações sociais diferentes. Cada indivíduo agiria de uma forma diferente, e, para saber como essas ações ordenam-se, seria necessário estabelecer-se um parâmetro. Os parâmetros seriam os tipos ideais.
Espero ter ajudado.