• Matéria: Português
  • Autor: julianafariasrezende
  • Perguntado 3 anos atrás

Preciso MT dessa resposta é pra segunda cedo isso gente POR FAVOR VALE NOTA e ñ tenho muito tempo

Um Apólogo Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: — Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo? — Deixe-me, senhora. — Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça. — Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros. — Mas você é orgulhosa. — Decerto que sou. — Mas por quê? — É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu? — Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu? — Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados... — Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando... — Também os batedores vão adiante do imperador. — Você é imperador? — Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto... Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha: — Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima... A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile. Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe: — Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá. Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha: — Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico. Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça: — Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!

a) Qual é o foco narrativo apresentado no parágrafo destacado de conto e qual o tipo de narrador apresentado? justifique sua resposta com exemplos.

b) Na quarta linha do conto, a voz narrativa pertence a qual personagem?

c) A escolha do foco narrativo em terceira pessoa permite que exista um diálogo como o que dá entre as personagens linha e agulha carregado de tensão. Se esse conto fosse narrado em primeira pessoa isso seria possível?

d) relacione a segunda coluna com a primeira, indicando quais são os respectivos elementos que constituem a narrativa do conto.

(1) Foco narrativo
(2)Conto
(3) Narrador em primeira pessoa
(4) narrador em terceira pessoa

( )Gênero narrativo
( ) Narrador-observador
( ) Narrador-personagem
( ) ponto de vista escolhido pelo autor​


julianafariasrezende: Qm responder vou dar como melhor resposta ok
julianafariasrezende: gente eu preciso muito dessa resposta me ajudem por favor
julianafariasrezende: não tem outro jeito me ajudem
dayaneoliveirareis98: oieee

Respostas

respondido por: 1Letty5
4

Resposta:

A) A teimosia da agulha em dizer q a linha é orgulhosa; "Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?". O narrador-observador.

B) A agulha.

C) Não, pois o narrador em primeira pessoa diria a fala dele apenas.

D)

(2) Gênero narrativo.

(4) Narrador em terceira pessoa.

(3) Narrador em primeira pessoa.

(1) Ponto de vista escolhido pelo autor.

Espero ter ajudado!! ;)


julianafariasrezende: Muito obrigada
julianafariasrezende: mesmo
Perguntas similares