2. Etnocentrismo é um tipo de pensamento que considera a própria cultura como centro do mundo e julga os valores, as culturas e os povos de outras culturas como exóticos ou menos importantes. Com base nessas informações e no que foi tratado no intertítulo O choque cultural (página 133), faça o que se pede:
a) Explique como ocorreu a escravização dos indígenas.
b) Ainda hoje, sociedades e indivíduos expressam concepções e pensamentos etnocêntricos. Isso ocorre inclusive em nosso cotidiano. Que tipo de ações podemos tomar para evitar julgamentos e ideias etnocêntricas em nosso cotidiano?
Anexos:
Respostas
respondido por:
21
Resposta:
A escravização indígena ocorreu desde o início da colonização portuguesa no Brasil. Ao chegarem na costa brasileira os europeus começaram a explorar a nova terra e carregar suas naus com pau-brasil e indígenas, que foram levados à Europa e já escravizados, especialmente nas atividades domésticas.
b)
Talvez a maior força combativa ao etnocentrismo e a qualquer tipo de preconceito seja o estudo. O incentivo ao estudo e o investimento em educação são as principais armas para combater-se, gradativamente, o preconceito enraizado na cultura de um povo.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás