Leia o texto abaixo:
"Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos. São eles que garantem as relações civilizadas entre as pessoas e a própria existência da sociedade civil surgida com o desenvolvimento do capitalismo. Sua pedra de toque é a liberdade individual." (CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 09).
I. Direitos civis: voto, educação, liberdade em todos os sentidos.
II. Não-cidadãos: escravismo, miséria, desigualdade social.
Um aluno do Ensino Fundamental Anos Finais possui 14 anos de idade e frequenta pouco às aulas do sexto ano, pois precisa coletar recicláveis para ajudar na renda familiar. Quando o aluno vai para escola é evidente seu cansaço e dificuldade de aprendizagem.
Sobre a relação dos textos apresentados, está correto
Escolha uma opção:
a.
O aluno frequenta a escola eventualmente e está com pouco atraso escolar para sua idade, além de realizar subemprego para sua sobrevivência. Ele não deve ser considerado um cidadão.
b.
O aluno frequenta a escola eventualmente e está com atraso escolar para sua idade, além de realizar subemprego para sua sobrevivência. Mas, ele deve ser considerado cidadão completo uma vez que vai para escola, seus pais não.
c.
O aluno frequenta a escola eventualmente e está com pouco atraso escolar para sua idade, além de realizar subemprego para sua sobrevivência. Ele deve ser considerado cidadão completo uma vez que vai para escola e trabalha, seus pais não.
d.
O aluno frequenta a escola eventualmente e está com atraso escolar para sua idade, além de realizar subemprego para sua sobrevivência. Portanto, não pode ser considerado um cidadão completo.
Respostas
Resposta:
Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos. São eles que garantem as relações civilizadas entre as pessoas e a própria existência da sociedade civil surgida com o desenvolvimento do capitalismo. Sua pedra de toque é a liberdade individual." (CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 09).
Explicação: