As doenças transmitidas por alimentos (DTA) causam diversos males à saúde humana, e muitos quadros podem evoluir para casos mais graves e até levar à morte. De acordo com o Ministério da Saúde, as bactérias Salmonella, Bacillus cereus, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Shigella estiveram entre os dez agentes etiológicos mais identificados em surtos de DTA no Brasil entre 2000 e 2017.
Com relação a esses microrganismos, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a.
Escherichia coli é uma bactéria gram-positiva cujo hospedeiro principal é o ser humano, especificamente o seu trato gastrointestinal. As infecções por essa bactéria podem causar diarreia, às vezes intensa ou com sangue, e dor abdominal.
b.
Salmonella é uma bactéria gram-positiva capaz de se desenvolver em ambientes com temperaturas entre 0 °C e 100 °C. São resistentes a pH inferior a 4 e superior a 9,0, além de extremamente resistentes ao congelamento e à irradiação.
c.
Bacillus cereus é uma bactéria gram-negativa transmitida pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. É encontrada normalmente em galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e, até mesmo, em animais domésticos, como cães e gatos.
d.
Shigella é uma bactéria em formato de bastão, gram-positiva, aeróbica facultativa, formadora de esporos esféricos e responsável pela produção de uma grande quantidade de toxinas. Possui a capacidade de crescer em temperaturas baixas (em torno de 5 °C) e de germinar em altas temperaturas (cerca de 50 °C).
e.
Staphylococcus aureus é uma bactéria gram-positiva cujas toxinas são proteínas hidrossolúveis e termorresistentes. Ela mantém sua atividade mesmo após a pasteurização, é resistente a ciclos de congelação e descongelação, e sobrevive durante períodos alargados em alimentos armazenados a temperaturas inferiores a −20 °C.
carlostwo2275:
LETRA - E
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
e. Staphylococcus aureus é uma bactéria gram-positiva cujas toxinas são proteínas hidrossolúveis e termorresistentes. Ela mantém sua atividade mesmo após a pasteurização, é resistente a ciclos de congelação e descongelação, e sobrevive durante períodos alargados em alimentos armazenados a temperaturas inferiores a −20 °C.
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás