2. (Unesp – 2013) Leia:
“É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes
Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América.”
(Simón Bolívar. Carta da Jamaica [06.09.1815]. In: Simón Bolívar: política 1983.)
O texto foi escrito durante as lutas de independência na América Hispânica. Podemos dizer que:
a) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar não aceitou a diversidade americana e, em sua ação política e militar, reagiu à iniciativa autonomista do Brasil.
b) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar combateu as propostas de independência e unidade da América e se empenhou na manutenção de sua condição de colônia espanhola.
c) conforme afirma na carta, Bolívar defendeu a unidade americana e se esforçou para que a América Hispânica se associasse ao Brasil na luta contra a hegemonia norte-americana no continente.
d) conforme afirma na carta, Bolívar aceitou a diversidade geográfica e política do continente, mas tentou submeter o Brasil à força militar hispano - americana.
e) conforme afirma na carta, Bolívar declarou diversas vezes seu sonho
de unidade americana, mas, em sua ação política e militar, reconheceu que as
diferenças internas eram insuperáveis.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
e) resposta correta:
Explicação:
Simon Bolívar foi quem comandou o processo de independência da América espanhola. Em suas cartas ele tinha consciência de ser um ator politico. Apesar de querer construir uma América latina integrada sabia que seu projeto seria difícil de se concretizar naquela época
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás