⟩ Que investimentos em infraestrutura ocorreram no Brasil holandês ?
» Assunto = União Ibérica
(pfvr ,me ajude...!!!)
Respostas
Resposta:
Entre 1630 e 1637, os holandeses estenderam o seu domínio pelo Nordeste brasileiro e conquistaram regiões como a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Com a invasão holandesa, a cidade de Recife foi transformada na capital de Pernambuco. Maurício de Nassau também incentivou a vinda de cientistas e artistas para o Brasil.
O expressivo papel desempenhado pelos holandeses na consolidação da empresa açucareira foi de grande importância para a expansão da classe mercantil daquele país. Além disso, o ritmo de exploração e desenvolvimento dos centros de produção no Brasil provavelmente não teria alcançado o mesmo ritmo sem essa mesma participação do capital holandês. Apesar do bom relacionamento comercial que se desenvolvia entre Portugal e Holanda, essa parceria tomou outros rumos no final do século XVI.
A presença holandesa no Brasil ficou marcada pela chegada de Maurício de Nassau a Pernambuco. Ele foi o responsável por administrar o território holandês na América do Sul. Nassau buscou se aproximar dos senhores de engenho por meio da concessão de empréstimos para que a produção açucareira pudesse ser retomada, fez grandes investimentos em infraestrutura do Brasil "Holandês".
Além disso, houve liberdade religiosa, o que motivou a vinda de judeus holandeses para o Brasil. A cidade de Recife foi remodelada por meio da construção de pontes e canais, imitando o traçado de Amsterdã. Nassau trouxe para Pernambuco um grupo de intelectuais para realizar os primeiros estudos naturais do Brasil. Pintores como Frans Posts também vieram para o Recife e fizeram os primeiros desenhos da vida colonial brasileira.