Por favor preciso das respostas do suplemento de leitura do livro Uma Travessia Perigosa, quais são?
Respostas
Resposta:Olá pessoal, aqui estamos com mais uma resenha literária no blog, eu volto para falar da obra da escritora Jane Mitchell, que é o livro Uma travessia perigosa, ou em sua versão original A Dangerous Crossing em 2017 e posteriormente em 2018 no Brasil tão surpreendente com a tradução de José Geraldo Couto, se tornou muito empolgante e acabou roubando minha atenção durante alguns dias.
O romance baseado em fatos reais conta a história de Ghalib Shenu, um garoto curdo sírio de 13 anos de idade e sua família, que lutam pela sobrevivência na cidade de Kobani, na Síria. Junto ao seu primo Hamza, ele vive aventuras perigosas em meios aos destroços deixados pelos conflitos entre o Estado Islâmico e o exército sírio. Porém, após um acidente em uma das aventuras dos corajosos Ghalib e Hamza pela cidade, os dois acabam ficando feridos, desta forma o medo da morte eminente e o risco de viver no meio de uma guerra leva a família de Ghalib decidir que chegara a hora de partir para um lugar mais seguro, mas para isso eles irão percorrer as perigosas e sangrentas estradas da Síria em busca da paz na Europa.
Cosme R.: Como esta é a primeira obra que li da autora, posso dizer que o seu texto me surpreendeu, não apenas com sua emocionante e profunda história, rica em detalhes e com diálogos bem vívidos, mas pela variedade de sentimentos que o livro provoca no leitor. Nos momentos mais emocionantes e confusos a autora soube prender a atenção do leitor, provocar a sua curiosidade para saber mais e mais sobre a trama, pois com a boa fluidez que ele proporciona e a sua fácil compreensão torna todo o romance interessante. Mas repito que o que mais chama a atenção são as detalhes. A descrição profunda dos lugares e ambientes em que a família de curdos passam em sua jornada corroídos pela guerra e o sangue de inocentes derramado sem razão, que causam imersão indescritível, em conjunto com o sofrimento dos personagens e os seus sentimentos e emoções muito bem descritas e bem interpretadas fazem dessa história uma aventura muito especial. Os diálogos são bem escritos e traduzem bem a cultura e o sofrimento do povo sírio.
A relação de Ghalib e seu primo Hamza é muito bela, não só pela coragem de ambos, mas também pela confiança que ambos investem. Suas perigosas aventuras e os riscos que correm cada vez que voltam a andar nas ruas Jane Mitchell é uma das mais destacadas autoras irlandesas de livros para crianças e jovens. Em 1994, sua obra de estreia, When Stars Stop Spinning, venceu o principal prêmio de literatura juvenil da Irlanda, o CBI Bisto Book of the Year. Seu romance para adolescentes, Chalkline, conquistou o CIB Children’s Choice de 2010. Ela mora em Dublin, Irlanda, e trabalha para uma ONG que presta serviços para pessoas com deficiência.
Explicação: