Respostas
respondido por:
0
Resposta:
oie tudo bem☆☆
Explicação:
No Brasil, a violência é um fenômeno sócio-histórico, fundante e estrutural na nossa constituição social. Além de um instrumento político de manutenção da unidade territorial e da base econômica escravocrata, a violência no Brasil desenvolveu-se como uma forma de sociabilidade — o “código do sertão”, como conceituado pela socióloga Maria Sylvia de Carvalho.
Esse processo histórico gerou reflexos culturais e institucionais que, somados a fatores como a concentração de renda, conduziram-nos a ser uma das sociedades mais violentas do mundo e com um alto grau de tolerância a números exorbitantes de assassinatos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Pelourinho, lugar em que eram aplicados castigos físicos nos negros escravizados, localizado na cidade de Mariana-MG. [1]
Pelourinho, lugar em que eram aplicados castigos físicos nos negros escravizados, localizado na cidade de Mariana-MG. [1]
Causas da violência no Brasil
Antecedentes históricos
No Brasil, a violência é um fenômeno histórico que persistiu em todos os arranjos sociais, mesmo após diversas mudanças políticas. No período colonial (1540-1822), a Coroa portuguesa valia-se da violência para escravizar indígenas e negros bem como para manter a centralidade política e a unidade territorial em uma colônia tão vasta.
Durante o império (1822-1889), o uso da violência permaneceu nos mesmos moldes e houve também as rebeliões por emancipação política, como:
Revolta dos Balaios
Cabanagem
Sabinada
Farroupilha
Leia também: Crise dos refugiados – tensão gerada por causa de conflitos armados e políticos
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás