• Matéria: História
  • Autor: anthonellakarolyne
  • Perguntado 3 anos atrás

Em 1831 D. Pedro não se vê mais em condições de governar o Brasil, ele decide então abdicar do trono brasileiro em favor de seu filho e retornar para Portugal. Explique por que Pedro de Alcântara não assumiu de imediato o Brasil e o que aconteceu a partir disso.
SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOO​

Respostas

respondido por: ninguem9873
0

Resposta:

Como mencionado, Pedro de Alcântara precisava alcançar a maioridade para assumir o trono brasileiro. Isso porque seu pai, D. Pedro I, abdicou do trono em 1831, quando ele tinha pouco mais de 5 anos, em razão da crise que o país vivia e da sua impopularidade.

respondido por: tamiresmix9
0

Resposta:

Pedro de Alcântara precisava alcançar a maioridade para assumir o trono brasileiro. Isso porque seu pai, D. Pedro I, abdicou do trono em 1831, quando ele tinha pouco mais de 5 anos, em razão da crise que o país vivia e da sua impopularidade. D. Pedro I decidiu retornar a Portugal para defender o direito de sua filha ao trono português.

Com isso, o Brasil passou a ser governado por regentes, dando início àquilo que conhecemos como Período Regencial. Esse período ficou marcado pelas disputas políticas entre liberais e conservadores, pelos pedidos pelo federalismo e por rebeliões provinciais. As disputas políticas e a instabilidade do país levaram os liberais a apoiarem a antecipação da maioridade do herdeiro.

A possibilidade de antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara era discutida desde 1835, mas, em 1840, essa ideia ganhou força e apoio. Os liberais propuseram essa solução em virtude da posse de Araújo Lima como regente do Brasil. A possibilidade foi aceita, e D. Pedro II teve a sua maioridade antecipada. Ele tinha 14 anos na ocasião (a maioridade era obtida com 18), e esse evento ficou conhecido como Golpe da Maioridade.

Perguntas similares