Resistência é a capacidade de suportar seu recuperar a fadiga física e psíquica. sendo assim descreva quais os tipos de resistência
Respostas
Resistência anaeróbica
A resistência anaeróbica é a competência de poder realizar determinada atividade com alta intensidade em um período curto de tempo, como por exemplo, capoeira, ginástica olímpica, saltos, lutas.
Anaeróbica Dinâmica: conhecido como resistência de velocidade ou ritmo de resistência está presente nas atividades anaeróbicas com carga dinâmica de intensidade de ritmo máximo.
Anaeróbica Estática: não existe encurtamento das fibras musculares, ou seja, não há movimento. Exemplo: durante o exercício, paramos e mantemos a posição. A musculatura continua em trabalho, porém de forma estática.
Resistência aeróbica
É a resistência com capacidade de suportar esforços intensos de grande duração sem que haja o acúmulo exacerbado de ácido láctico, pois ela apela à utilização de oxigênio e dos nutrientes mais complexos para continuar o desempenho durante a atividade.
Aeróbica Dinâmica: corridas, corridas curtas, corridas intervaladas, treino em circuito. A capacidade de resistência ao cansaço no esforço dinâmico com a função de mais de 1/6 da musculatura total do corpo. A intensidade de movimento pode chegar a 50% da capacidade máxima da carga circulatória e a duração pode ser a partir de três minutos, de acordo com a intensidade e metodologia escolhida.
Aeróbica Estática: é feito com o trabalho de grande parte do grupo de músculos e a carga é inferior a 20% da força máxima numa duração de carga grande.
Resistência muscular localizada
O atleta realiza a repetição de um determinado movimento num maior tempo possível sem que isso comprometa sua eficácia. E essa condição pode ocorrer em conjunturas tanto aeróbicas quanto anaeróbicas. Ela tem como objetivo desenvolver no praticante uma boa predisposição cardiovascular. Ela tenciona a dar uma resistência maior à fadiga. É conseqüência desse tipo de treinamento a melhora da definição e fortalecimento da musculatura, diminuindo a gordura corporal.
Resistência de força
É a capacidade de resistência a fadiga do organismo no que se diz respeito à performance de força de longa duração e também a eficácia do músculo de repetir movimentos idênticos durante um período maior de tempo.
O treinamento de força muscular é muito importante nas atividades de ginástica localizada, podendo se manifestar através da força dinâmica e da força estática.
Força dinâmica: quando existe um encurtamento das fibras musculares, provocando tanto a aproximação como o afastamento dos segmentos e pode ser subdividia em concêntrica (maior que a sobrecarga do movimento, ou seja, a força muscular empregada é maior que a resistência, produzindo o movimento positivo). E a excêntrica (é menor que a resistência oferecida, ou seja, a resistência é maior que a força, produzindo movimentos negativos, a utilização da sobrecarga acontece na fase negativa).
O papel dos alimentos na resistência muscular
A alimentação apropriada contribui para que o seu aluno consiga ter mais energia e melhor resistência física. É importante incluir em sua rotina alimentar, produtos saudáveis e não fazer aquelas dietas muito restritivas, sobretudo às dietas em que restringe drasticamente o carboidrato, pois os mesmos são uma excelente fonte de energia especialmente para atividades de longa duração.
É preciso alimentar-se de 3 em 3 horas e pelo menos duas horas antes da realização de qualquer atividade física. Nas refeições é muito importante ter carboidratos, proteínas e gorduras. Porém, é um profissional da área de alimentação é quem deve orientar de maneira adequada a dieta para cada pessoa.
Aminoácidos
Os aminoácidos são eficientes para o organismo quando este possui carência dos mesmos. Os aminoácidos são o objeto da digestão das proteínas. Muitos atletas já consomem aminoácidos quando praticam provas de força e resistência muscular.
Ainda há muitos estudos na área, pois não se sabe ao certo o mecanismo que regula a absorção dos aminoácidos pelo organismo e o quanto eles são aproveitados pelo mesmo.
O uso incorreto dos aminoácidos pode acarretar alguns distúrbios no corpo, principalmente em órgãos como os rins. O uso incorreto também contribui para o enrijecimento das artérias, pois o excesso do mesmo impossibilita a regeneração de células da parede