Leia o excerto documental abaixo:
“As quais capitanias el-Rei Dom João, o terceiro, desejoso de plantar nestas partes a religião cristã, ordenou em seu tempo, escolhendo para o governo de cada uma delas vassalos seus de sangue e merecimento, em que cabia esta confiança [...] Junto delas havia muitos índios quando os portugueses começaram de as povoar; mas porque os mesmos índios se levantavam contra eles e faziam-lhes muitas traições, os governadores e capitães da terra destruíram-nos pouco a pouco e mataram muitos deles; outros fugiram para o sertão, e assim ficou a terra desocupada de gentio ao longo das povoações” (GANDAVO, 2008, pp. 75-76).
GANDAVO, Pero de Magalhães. História da Província de Santa Cruz. São Paulo: Hedra, 2008.
A partir da interpretação deste excerto documental, analise as afirmações a seguir:
I – O excerto documental pode ser interpretado como uma política de administração da Coroa portuguesa nos trópicos. Com a leitura percebemos um incentivo do Rei de Portugal ao extermínio das populações indígenas.
II – Uma das pretensões do monarca lusitano era espalhar a fé cristã em suas terras coloniais. Todavia, a evangelização dos ameríndios começou apenas a partir de 1549 com a chegada da Companhia de Jesus.
III – O trecho em destaque demonstra uma tensão entre indígenas e portugueses e destaca que os europeus atacaram e mataram muitos indígenas. Outros nativos acabaram fugindo para outras regiões.
IV – O monarca de Portugal não incentivava os conflitos entre lusitanos e os naturais da terra. Na verdade o Rei recomendava que houvesse boas relações com os indígenas, para evitar que os mesmos os atacassem.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III.
Alternativa 2:
II e IV.
Alternativa 3:
I, II e III.
Alternativa 4:
I, II e IV.
Alternativa 5:
II, III e IV.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A resposta correta é II e IV.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás