Respostas
O nosso corpo não nasceu para ficar parado. Ao longo do crescimento, nós desenvolvemos os músculos e as articulações para realizar amplos movimentos e garantir força no dia a dia. É por isso que, ao evitar a prática de atividade física e o alongamento, nós ficamos cansados e desmotivados.
As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.
Existem dois tipos de capacidades físicas: capacidades condicionantes, também conhecidas como condicionais, e capacidades coordenativas. Vamos explicar abaixo mais detalhadamente.
São as capacidades físicas básicas que dependem do metabolismo energético do organismo.
Força Muscular é Capacidade que um músculo específico ou um grupo muscular tem de produzir tensão para vencer a resistência. Permite deslocar objetos e pessoas ou o próprio corpo pela contração muscular. É subdividida em três formas:
Força Dinâmica ou Isotônica: envolve a força dos músculos em suportar movimentos repetidos ou o próprio peso do corpo. Também conhecida por força máxima ou pura.
Força Estática ou Isométrica: capacidade de produzir tensão muscular sem gerar movimento.
Força Explosiva ou Potência: capacidade de produzir o máximo de energia para realizar um movimento explosivo. Exemplo: saltar à distância.
espero ter ajudado
Todo mundo que faz ou já fez atividade física sabe que a dor e a fadiga são duas sensações normais (leia o infográfico acima). Elas funcionam como um alarme do organismo, informando que nosso corpo está operando em sua capacidade máxima e precisa de uma folga. Ignorar esse alerta biológico pode ser bastante perigoso e acabar levando a uma lesão séria, que pode demorar meses para ser curada. Nas aulas de Educação Física, a turma deve trabalhar essa importante lição. "Entender e analisar os limites do corpo é um conteúdo importante, que deve ser abordado nas séries finais do Ensino Fundamental", ressalta Fábio D'Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação, em São Paulo, e selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.