• Matéria: Artes
  • Autor: sergioautieri70
  • Perguntado 3 anos atrás

O ano de 2016 foi um ano de grandes acontecimentos para o Rio de Janeiro e para a Brasit Além do Rio de Janeiro ter sediado pela primeira vez uma Olimplada, em 2016 também foi comemorado os 200 anos da chegada à cidade da Missão Artistica Francesa. que teve grande importância cultural na então colónia, recém-tornada sede do Reino do Brasil, Portugal e Algarve, Para comemorar este bicentenário, o Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, inaugurou na noite do dia 20 de julho uma exposição que reúne 75 aquarelas e gravuras de Jean-Baptiste Debret, o mais importante artista da missão trazida ao Brasil por Dom João Vi para fundar a primeira Escola de Belas Artes do país.

Instalado em uma das residências do industrial Raymundo de Castro Maya (1894 1968) incorporada ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Chácara do Céu exibe coleções de arte de origens e períodos diversos. A mostra Debret e a Missão Artística Francesa 200 anos ficou em cartaz até 25 de setembro de 2016.

As obras que integram a mostra "Debret e a Missão Artistica gsa - 200 anos pertencem ao acervo dos Museus Castro Maya, instituição que compreende, além da Chácara do Céu, o Museu do Açude, no Alto da Boa Vista, na zona norte da cidade. Foram produzidas por Debret de 1816 a 1831, periodo em que ele viveu no Rio e foi responsável por uma das mais importantes contribuições à história do país, ao registrar aspectos da vida cotidiana e da natureza do Brasil daquela época, mais tarde reunidos no livro Viagem Pitoresca e Histórica no Brasil, lançado após seu retorno à França.

1) Segundo o texto, qual seria o objetivo da Exposição com obras de Debret?

Respostas

respondido por: sthefannysoaresmar20
0

Resposta:

Portugal, Paraguai

Trazer grandes consietizacoes para todos com tudo os marginalizados pela sociedade e o que lhes falta educação com segurança e qualidade.

Perguntas similares