• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

Com base no que é textualidade descreva a relação autor-texto-leitor



Me ajudemm por favor

Respostas

respondido por: vitoriadebritochaves
1

Resposta:

Expl  

O ensino de língua portuguesa, desde tempos muito remotos até a atualidade, configura-se, geralmente, em uma metodologia bastante tradicional. Centrado quase que única e exclusivamente no ensino da gramática normativa, sabe-se que essa metodologia de ensino não proporciona uma aprendizagem significativa e abrangente sobre a língua, revelando-se, assim, certa despreocupação do ensino de língua portuguesa com a produção textual. Com base nessa constatação, tem-se pensado no trabalho com o texto através da interação entre autor, texto e leitor, principalmente nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio.

           A partir do pressuposto de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos, Kleiman (2009) interpreta que a atividade de leitura corresponde a uma interação a distância entre leitor e autor via texto. Ao autor, cabe a tarefa de apresentar, da melhor maneira possível, os melhores argumentos, a evidência mais convincente, organizando e deixando no texto pistas formais a fim de atingir o seu objetivo. A partir daí, o leitor constrói um significado global para o texto, utilizando-se, sempre que possível, da experiência de vida que antecede o encontro com o texto.

           Leffa (1999) parte do princípio de que, para haver interação, é necessário que haja pelo menos dois elementos e que esses elementos se relacionem de alguma maneira:

 

No processo da leitura, por exemplo, esses elementos podem ser o leitor e o texto, o leitor e o autor, as fontes de conhecimentos envolvidas na leitura, existentes na mente do leitor, como conhecimento de mundo e conhecimento linguístico, ou ainda, o leitor e os outros leitores. No momento em que cada um desses elementos se relaciona com o outro, no processo de interação, ele se modifica em função desse outro. Em resumo, podemos dizer que, quando lemos um livro, provocamos uma mudança em nós mesmos, e que essa mudança, por sua vez, provoca uma mudança no mundo (LEFFA, 1999, p. 14-15).icação:

Perguntas similares