Sendo assim, com o objetivo de despertar o estudante/leitor, propomos o seguinte desafio: você deverá criar uma atividade que envolva a leitura de um livro (ou texto) em sala de aula. Ao final da leitura, você deverá propor um jogo relacionado ao livro/texto lido. Solte a sua imaginação e mãos à obra!
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Atividade: O percurso da leitura
Objetivo: Fazer com que as crianças se atentem a detalhes importantes do livro, ao mesmo tempo em que o professor poderá observar como elas absorveram e interpretaram a história.
Material: Papel metro, hidrocor, um dado (cubo seis faces), pinos para marcar percurso, livro de literatura previamente escolhido.
Sugestão: Aí tem coisa, de Graziela Hetzel (Manati, 1999).
Etapas da atividade:
1. Ler o livro com as crianças pedindo a elas que prestem muita atenção.
2. Conversar sobre a história: deixar que as crianças falem, expressem sua opinião e se sintam provocados pelo livro.
3. Desenhar um jogo de percurso: o tamanho será proporcional ao número de componentes do grupo.
4. Em algumas passagens do caminho, haverá obstáculos. Esses obstáculos serão perguntas sobre a história. Tais perguntas serão formuladas pelos professores.
5. Ganha quem chegar primeiro ao final.
Sugestão:
Outra opção é dividir a turma e proceder da seguinte forma: sugerir que as próprias equipes formulem as perguntas que simbolizam os obstáculos do jogo, mas não sem a ajuda do mediador, que as orientará a fazer perguntas que não sejam óbvias demais do tipo: "quem são os personagens principais?" Ou seja, a proposta não é criar uma relação pergunta/resposta sobre o texto, mas jogar com questões reflexivas que possam implicar cada jogador/leitor.
(Fonte: LOIS, 2010, p. 103)
Explicação: