A proposta e o propósito na proteção à natureza
Há pouco mais de 30 anos, em 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada, o Brasil obteve importante avanço em questões relacionadas à proteção da natureza [...].
Ao longo de três décadas, movimentos significativos puderam ser observados no fortalecimento de uma cultura ambiental no país [...].
Soma-se a isso a generosidade geográfica conferida ao Brasil ─ o país com a mais rica biodiversidade do planeta ─ e estão dadas as bases de uma nação que se tornou voz importante e ativa no cenário internacional em temáticas relacionadas à sustentabilidade, à conservação de áreas naturais, à proteção da diversidade biológica, ao desenvolvimento de tecnologias verdes. [...]
Todavia, considerando aonde chegamos [...] e as necessidades presentes no país e no mundo, é preciso pensar onde queremos estar ao fim das próximas três décadas. Temos diante de nós uma conjuntura global que começa a valorizar e priorizar o uso de conhecimentos e práticas ambientais [...].
Atualmente, estão sendo debatidas no mundo, em inúmeras frentes, propostas de como podemos atingir os objetivos para um desenvolvimento sustentável. É cada vez mais evidente que precisamos de propostas inovadoras que tragam soluções para problemas do cotidiano. [...]
Aplicar soluções baseadas na natureza, mudar hábitos de consumo, expandir a educação ambiental, aumentar a infraestrutura natural das cidades, criar mais áreas protegidas, desenvolver tecnologias não poluentes, investir em estruturas logísticas de reciclagem e descarte de materiais e ampliar redes de coleta e tratamento de esgoto são alguns dos fatores que devem ser levados em conta na formulação de propostas [...].
No entanto, o que não se pode mudar é o propósito. A visão de um mundo mais sustentável tem de ser parte integrante da nossa construção coletiva, de maneira a posicionarmos o Brasil, mais uma vez, na vanguarda da defesa ambiental [...].
Nesse texto, para defender a tese de que, no intuito de proteger a natureza, precisamos de propostas inovadoras, o autor utiliza como argumento o trecho:
A-“... movimentos significativos puderam ser observados no fortalecimento de uma cultura ambiental...”. (2º parágrafo)
B-“... estão dadas as bases de uma nação que se tornou voz importante e ativa no cenário internacional...”. (3º parágrafo)
C-“... é preciso pensar onde queremos estar ao fim das próximas três décadas.”. (4º parágrafo)
D-“... uma conjuntura global que começa a valorizar e priorizar o uso de conhecimentos...”. (4º parágrafo)
E-“... ampliar redes de coleta e tratamento de esgoto são alguns dos fatores que devem ser levados em conta na formulação de propostas...”. (6º parágrafo)
*TO FAZENDO ISSO PARA AJUDAR OS PARÇAS QUE PRECISAM DA PROVA*....
Respostas
Resposta:
letra C
Explicação: confia na mão de deus
No texto "A proposta e o propósito na proteção à natureza", temos como argumento do autor para defender e proteger a natureza o que está escrito no quarto parágrafo, em relação ao futuro da nossa sociedade em trinta anos. Sendo assim, a alternativa C está certa.
Na Constituição Federal brasileira, existem critérios mencionados em relação à proteção da natureza. Uma certa cultura ambiental foi criada e assim ela tenta se manter.
No entanto, temas como a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente ganharam destaque pois o homem ainda interfere drasticamente neste aspecto. É importante cuidarmos e levar em consideração novas propostas e conhecimento de práticas ambientais.
mais em https://brainly.com.br/tarefa/8559006