Antes de ler o texto, veja a sinopse do livro Tempo de travessia, publicado pela editora nos sites de livrarias: O Mundo das Pedras – localizado bem abaixo dos pés humanos, no interior da Terra – passa novamente por um grande perigo. Espinélio, que já havia escravizado seres dos países vizinhos e explorava as formações rochosas do lugar, agora ambiciona possuir as ágatas, pedras com o poder de ampliar a comunicação telepática. Não se sabe ao certo quantas ágatas existiram, porém, há quatro delas ainda em atividade – duas na América do Sul e duas na Europa, sob a guarda do povo Ionte. Essas pedras, nas mãos do terrível vilão, podem se tornar armas poderosas, que lhe possibilitarão controlar as mentes de todos os seres do mundo subterrâneo. Isso seria o fim do Mundo das Pedras e do Mundo Lá Fora. Nessa trama que envolve cientistas da Alemanha, Guatemala, Inglaterra e Brasil, o leitor é levado a fazer expedições por lugares estranhos e terras inóspitas, além de cruzar distâncias em um piscar de olhos, através dos portais que ligam os sete reinos. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2021. Tempo de travessia O julgamento (Cap. 1 – fragmentos) Dara estava arrumando a mochila para o dia seguinte. Era fevereiro; fazia pouco tempo que as aulas haviam começado. Felizmente, tanto ela como Caio haviam passado de ano. Ansiava pela volta às aulas só para revê-lo. Mas estava difícil falar com ele a sós. O amigo parecia ignorar tudo que haviam enfrentado juntos... A mãe já havia chamado para o jantar. Dara ia sair do quarto quando, ao olhar para o criado-mudo, viu sua pedra-que-brilha reluzindo. O coração da menina bateu mais depressa. Aquele era o sinal de Rutilo. Ele a estava convocando! O que teria acontecido? Dara ouviu a mãe chamar mais uma vez. Apressada, foi à cozinha e disse aos pais que não tinha fome. Estava com dor de cabeça. Preferia dormir. — Mas Dara, nem mesmo um copo de leite? — protestou Dalva, sua mãe. — Adolescentes... — re
Respostas
Resposta:
letra b
Explicação:
GABARITO
Alternativa correta: B
O reluzir da pedra-que-brilha é referido como um sinal, com intenção e finalidade comunicativa, como o narrador explica no parágrafo seguinte. Comunicação por meio do brilho de pedras não é algo comum, sugerindo, portanto, uma característica fantástica, própria das narrativas de ficção científica.
Alternativas incorretas:
A) Incorreta pois, na referência a aventuras anteriores vividas por Dara e seu amigo, não há indícios de elementos extraordinários próprios da ficção científica.
C) Incorreta porque, embora a frase citada nesta alternativa contenha o mesmo indício presente na frase da alternativa B, ela já é a segunda referência. O enunciado pede a primeira frase com esse indício.
D) Incorreta porque a referência a um sonho muito realista não é indício de acontecimento extraordinário típico das narrativas de ficção científica.