Leia o trecho extraído do texto-base de Ernani Terra, “A Enunciação”, e reflita: “Para Benveniste, a enunciação é o ato pelo qual um sujeito, por um ato de vontade, se apropria do sistema da língua e a põe em funcionamento; nas palavras do linguista, ‘a enunciação é este colocar em funcionamento a língua por um ato individual de utilização’. Assim, aquilo que é abstrato e social, a língua, se converte em algo concreto e individual, a fala.” (TERRA, 2018, p. 48) A língua, portanto, converte-se em fala através da Enunciação. Benveniste, na sua teoria, afirma que, para tanto, precisamos de três categorias, são elas: a. A linguagem, o pressuposto e o subtendido. b. A palavra, o signo e o contexto. c. O texto, a palavra e o tempo. d. O espaço, a pessoa e o tempo. e. O discurso, o texto e o signo.
Respostas
respondido por:
0
As três categorias da teoria de Benveniste são: o espaço, a pessoa e o tempo. Alternativa D está correta.
Benveniste determina como categorias a pessoa, o tempo e o espaço, que juntas formam o chamado "o aparelho formal da enunciação”. E através destas categorias, é possível que a língua seja transformada em fala. O aparelho da enunciação é capaz de existir em todas as línguas, sendo portando universal.
Émile Benveniste foi reconhecido por dar continuidade aos estudos de Ferdinand de Saussure, sendo considerado seu discípulo, proporcionando a expansão do paradigma da linguagem, de criação linguística, e da língua e fala.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás