• Matéria: História
  • Autor: TailsFlyer
  • Perguntado 3 anos atrás

1 - O que é absolutismo?


2 - Cite dois países absolutistas


3 - Quando surgiu o Absolutismo?

4 - Qual a diferença entre absolutismo e monarquia?

5 - Qual foi o país absolutista mais poderoso?

6 - Pontos positivos do Absolutismo?


7- Pontos negativos do Absolutismo?

8 - Relação do Absolutismo e Grandes navegações

9 - Relação entre Absolutismo e Independência

10 - Consequências atuais do Absolutismo europeu?​

Respostas

respondido por: santosdeolivei5
11

Resposta:

1) Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Nicolau Maquiavel, Jean Bodin, Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra, Jacques-Bénigne Bossuet e Thomas Hobbes.

2)Os principais reinos absolutistas foram Espanha, França e Inglaterra

3)Sistema político predominante na Europa entre os séculos XVI e XVIII. O absolutismo foi um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII. Associado à formação dos Estados Nacionais e ao crescimento da burguesia, esse regime defendia o poder absoluto dos monarcas sobre o estado

4) Na monarquia absoluta ou absolutista, o monarca possui poderes amplos sobre o país. ... Dentro da monarquia absoluta os poderes do monarca estão acima de qualquer instituição, já que o seu poder é absoluto.

5) França

O Absolutismo foi mais intenso na França, na Espanha e em Portugal. Mas não ocorreu em toda a Europa. Como você já viu no começo deste post, o rei que melhor representou o regime absolutista na Europa ocidental foi o rei francês Luís XIV.

6) Os nobres foram bastante privilegiados durante o regime absolutista chegando até a mesmo a ter isenção de vários impostos e o poder de obter favores pessoais do rei. Os monarcas também tinham autonomia para criar tributações que financiassem suas guerras e seus projetos.

7) Os nobres foram bastante privilegiados durante o regime absolutista chegando até a mesmo a ter isenção de vários impostos e o poder de obter favores pessoais do rei. Os monarcas também tinham autonomia para criar tributações que financiassem suas guerras e seus projetos.

8) O absolutismo em Portugal começou ao mesmo tempo que se iniciavam as Grandes Navegações. A prosperidade trazida com os novos produtos e os metais preciosos do Brasil foram fundamentais para enriquecer o rei.

9) Historicamente, o absolutismo remete a um determinado tipo de regime político que, em geral, predominou na Europa entre os séculos 16 e 18. Sua consolidação coincidiu com o fim do período medieval e o início da modernidade, sendo, assim, expressão política de um novo modelo de Estado que surgia naquele momento de transição: o Estado Absolutista.

10) Com a delimitação das fronteiras nacionais, o Absolutismo contribuiu para a diminuição das diferenças culturas locais, ou seja, houve uma padronização. Assim, uma só moeda foi implantada e um só idioma foi escolhido para toda a nação.

Explicação:

Espero ter ajudado

Pode marcar a melhor resposta por favor

Demorei pra responder

respondido por: lopesmiuda028
3

1= O absolutismo foi um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII. Associado à formação dos Estados Nacionais e ao crescimento da burguesia, esse regime defendia o poder absoluto dos monarcas sobre o Estado.

Durante o absolutismo, a monarquia concentrava todo o poder do Estado, utilizando-a de acordo com seus interesses. Leis, impostos e tributos eram criados sem a participação da sociedade ou de qualquer outro órgão da soberania.

No regime absolutista havia a relação de fidelidade entre súditos e monarcas, na qual a obediência e o respeito deveria ser praticado por todos. Não era dado à população o direito de questionar e os que fossem contrários aos interesses ou às leis definidas pelos monarcas eram reprimidos. Os reis usavam da força e a violência dos exércitos para reprimir, prender ou até mesmo matar quem se opusesse ao que era ditado pelo regime.

Perguntas similares