• Matéria: Psicologia
  • Autor: margaridatrabuco
  • Perguntado 9 anos atrás

Frederico e Fábio são dois irmãos muito peraltas. Quando os pais estão presentes na casa em que moram, portam-se como crianças exemplares, pois sabem que ficarão de castigo caso façam alguma “arte”, porém, quando estão em companhia de Sibele, sua baby-sitter, aprontam muitas traquinagens, deixando-a quase louca. As crianças voltam ao “normal” quando os pais chegam.

Podemos afirmar que o comportamento “exemplar” emitido pelas duas crianças, evitando a punição de seus pais quando estes estão presentes, é chamado pela psicologia do comportamento como:

Escolha uma:
a. Condicionante.
b. Esquiva.
c. Estímulo.
d. Respondente.
e. Reforço.
Próximo

Respostas

respondido por: viniciusrm19
58
Ola, boa tarde!

A resposta correta encontra-se na letra b. Esquiva.


Nesse sentido, observa-se que a esquiva, segundo a Psicologia Comportamental, representa um comportamento uma saída vantajosa de alguma situação (como a apresentada no texto), gerando uma espécie de reforço negativo.


Dessa forma, os meninos encaram a esquiva como algo de proteção à sua sobrevivência, porém sabe-se que este comportamento a longo prazo será percebido e retaliado.


Espero ter ajudado!
respondido por: Matheusieti
14

Alternativa B - Esquiva está correta.

A saída para uma das partes com uma maior facilidade pode representar a esquiva. Um traço interessante da esquiva é visto quando o indivíduo busca se proteger de algo.

Vale notar que para a teoria comportamental a aprendizagem nasce através do reflexo do comportamento do indivíduo.

Ou seja, ela surge a partir de estímulos e a tentativa e erro, que fornece ao indivíduo a obtenção das respostas para as diversas problemáticas que o ronda. 

Além disso, vemos que a fonte do conhecimento humano é externa, e, pode ser buscada através do senso comum ou do processo de aprendizagem.

Caso tenha interesse na psicologia Behaviorista:

https://brainly.com.br/tarefa/13778117

Anexos:
Perguntas similares