As situações de urgência e emergência clínicas e não traumáticas exigem rápida tomada de decisão de toda a equipe de saúde. Para isso, o atendimento deve ser realizado de forma organizada, por uma equipe multiprofissional devidamente capacitada e habilitada. Fonte: Naemt (2018). Sobre o atendimento pré-hospitalar às emergências clínicas, assinale a alternativa correta: Alternativas:
O encaminhamento ou a transferência devem ser realizados somente após a estabilização da vítima.
O atendimento deve ser realizado conforme o quadro clínico do paciente, sem etapas estabelecidas.
A priorização do atendimento é decidida somente após conhecer a vítima, pois cada uma apresentará uma demanda específica.
O exame secundário consiste na realização do exame físico completo. INCORRETO
O atendimento pré-hospitalar às emergências clínicas não exige a etapa do controle de cena, uma vez que sempre ocorrem em ambiente controlado.
Respostas
Resposta:
Os primeiros atendimentos prestados a vítimas de acidentes são cruciais para a sobrevivência e o prognóstico dessas pessoas. Algumas ações, para serem eficazes, precisam ser realizadas minutos ou até segundos depois do acontecimento.
Dessa maneira, é essencial ter pessoas capacitadas em diferentes ambientes para realizar esse primeiro atendimento, antes da chegada de assistência médica mais complexa.
A assistência emergencial pode acontecer por meio do atendimento pré-hospitalar ou dos primeiros socorros. Acompanhe este texto para saber mais sobre essas modalidades e as suas diferenças.
Atendimento pré-hospitalar (APH)
O atendimento pré-hospitalar é aquele realizado por um profissional da área médica, com o intuito de prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou acometidas por emergências clínicas (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, convulsões).
Esse atendimento inclui a realização de procedimentos médicos adequados à situação da vítima e seu transporte para uma unidade de pronto-atendimento.
A atuação dos profissionais de saúde no atendimento pré-hospitalar é regulamentada pela Portaria n.º 2.048 do Ministério da Saúde. Ela regulamenta os serviços de urgência e emergências, dos quais o atendimento pré-hospitalar faz parte.
Os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar são capacitados para lidar com todas as urgências de saúde de natureza traumática ou clínica. Esse tipo de atendimento pode ser fixo ou móvel.