• Matéria: Ed. Física
  • Autor: monteiroamandinha966
  • Perguntado 3 anos atrás

5) O exercício físico é tão importante para a qualidade de vida, de tal modo, que ela deve ser entendida de modo integral, estando presente em todas as esferas da vida, inclusive no âmbito do trabalho.Qual tipo de ginástica é realizada durante o expediente de trabalho visando à prevenção de lesões?  Ginástica rítmica. Ginástica funcional. Ginástica laboral. Crossfit. ​


jessykovalski: Ginástica laboral

Respostas

respondido por: jessykovalski
1

Resposta:

Ginastica laboral

Explicação:

Ginástica Laboral é o tipo de ginástica realizada no trabalho com exercícios de curta duração (entre 10 e 15 minutos) com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores. Os exercícios, que utilizam técnicas de respiração, alongamento e correção de postura, evitam doenças ocupacionais e o surgimento de dores e lesões.

Você sabia que uma empresa perde muito por não incluir a ginástica laboral na sua rotina? Por causa de esforços repetitivos ou má postura, o dia a dia de trabalho pode provocar problemas de saúde nos colaboradores, resultando em baixa produtividade e trabalhadores insatisfeitos.

Para evitar esses problemas e melhorar o desempenho da equipe, há uma eficaz alternativa: a ginástica laboral. Então, vamos conhecê-la e ver como ela pode afetar positivamente o dia a dia do colaborador dentro da empresa?

O que é ginástica laboral

Como o próprio nome já diz, é a ginástica realizada no ambiente laboral, ou seja, no próprio posto de trabalho ou em algum espaço físico da empresa. A ginástica laboral é uma série de exercícios de curta duração, entre 10 e 15 minutos, que envolve técnicas de alongamento da cabeça, tronco, membros superiores e inferiores e técnicas de respiração. Durante os exercícios é trabalhado percepção corporal, reeducação de postura e compensação muscular.

A ginástica laboral apresenta baixa intensidade e tem como objetivo melhorar a saúde dos colaboradores. Além disso é indicada para:

Melhorar o sistema cardíaco, respiratório e esquelético;

Reduzir a sensação de fadiga e esgotamento ao fim do dia;

Combater doenças ocupacionais (como LER/DORT, estresse, depressão e ansiedade);

Aumentar a atenção e a concentração;

Melhorar a consciência corporal (melhora do condicionamento físico, flexibilidade, coordenação e resistência);

Minimizar a monotonia, sensação de tédio e infelicidade;

Descontrair e melhorar a disposição.

Profissionais de Educação Física e Fisioterapia, especializados nesse tipo de exercício, conduzem as práticas que podem ser feitas dentro do escritório, na estação de trabalho de cada colaborador.

Perguntas similares