Respostas
7 exemplos de textos narrativos -
Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes Saavedra (1615)
"Em uma aldeia de La Mancha, cujo nome eu não quero que você lembre-se, não muito tempo viveu um senhor da lança e escudo antigo, um corte magro e um galgo para correndo.
Um pote de pouco mais carne do que de carneiro, uma salada na maioria das noites, sucatas aos sábados, lentilhas às sextas-feiras, e um pombo ou assim adicional aos domingos, três quartos de sua renda.
O della resto concluiu broadcloth túnica, calças de velludo para as férias, com chinelos do mesmo; e os dias de entresemana foi homenageado com seu Vellorí dos melhores ".
O principezinho de Antoine de Saint-Exupéry (1943)
"Se eu dei uma ordem geral para voar de flor em flor como uma borboleta, ou escrever uma tragédia, ou aves marinhas tornar e o general não para executar a ordem recebida quem é a culpa seria, mina ou do?
"A culpa seria sua", disse o principezinho com firmeza.
- Exatamente Você só tem que perguntar a cada um, o que cada um pode dar ", continuou o rei. A autoridade repousa em primeiro lugar na razão. Se você mandar seu povo se jogar no mar, o povo fará a revolução. Eu tenho o direito de exigir obediência, porque minhas ordens são razoáveis ".
Madame Bovary de Gustave Flaubert (1856)
"Aquele homem com tanta prática não distinguiu a diferença dos sentimentos sob a igualdade das expressões.
Porque libertino ou lábios venais tinha murmurou frases semelhantes a ele, mas fracamente não acreditava na inocência dos mesmos; Era necessário reduzir, pensou ele, os discursos exagerados que escondiam afeições medíocres; como se o soulfulness não transbordar, por vezes, as metáforas mais vazias, já que ninguém pode dar a medida exata de suas necessidades, ou conceitos, ou as suas dores e fala humana é como um caldeirão rachado em a que tocamos melodias para fazer os ursos dançarem, quando queremos mover as estrelas. "
O perfumé por Patrick Süskind (1985)
"Muitas vezes, quando este aperitivo das abominações não o suficiente para ele começar, era um pequeno passeio olfativo através do curtume Grimal e foi dado afastado com o fedor de peles sangrentas e corantes e fertilizantes ou caldo imaginado seiscentos mil parisienses o calor sufocante do calor.
Então, de repente, esse foi o sentimento de exercício, ódio brotou nele violentamente orgasmo, explodindo como uma tempestade contra os odores que tivesse ousado ofender o nariz ilustre.
Caiu sobre eles como granizo sobre um campo de trigo do pulverizado como uma tempestade furiosa e afogado sob um fluxo de purificador de água destilada. Sua ira era tão justa e sua vingança tão grande ".
A odisséia de Homero (século VIII aC)
"Minha querida enfermeira", disse Penelope, "ainda não eleva seus pedidos nem se enche de alegria. Você sabe como bem-vinda seria no palácio para todos, e especialmente para mim e nosso filho, que geram, mas isso não é verdade essa notícia me anunciar, mas um dos imortais matou os pretendentes, irritado por sua dolorosa insolência e suas más ações; não respeitar qualquer um dos homens que pisar a terra, nem o povo nem o nobre, qualquer um que veio a eles. "
O velho e o mar por Ernest Hemingway (1952)
"Aquelas sardas corriam pelas laterais de seu rosto até o fundo e suas mãos tinham as profundas cicatrizes causadas pela manipulação das cordas ao segurar o peixe grande.
Mas nenhuma dessas cicatrizes foi recente. Eles eram tão antigos quanto as erosões de um deserto árido.
Tudo sobre ele era velho, exceto pelos olhos; e eles tinham a mesma cor que o mar e eles estavam felizes e invictos ".
Doña Bárbara de Rómulo Gallegos (1929)
"A planície é linda e terrível ao mesmo tempo; Nela eles se encaixam confortavelmente, bela vida e morte atroz; Ele espreita por toda parte, mas ninguém teme isso lá ".