A cicatrização é um processo que ocorre após lesões causadas por traumatismos ou pela morte celular, sendo didaticamente dividida em três fases: inflamatória, proliferativa e de maturação. Sobre as características dessas fases, é correto afirmar que:
(Ref.: 202006430533)
Inicialmente, o colágeno produzido durante a fase de proliferação e maturação é mais grosso que o colágeno presente na pele, sendo necessário seu remodelamento.
No início da fase inflamatória, há a liberação de moléculas vasodilatadoras para permitir a migração de leucócitos.
Após a consolidação do processo inflamatório, com liberação de citocinas e quimiocinas, há o início do da formação do tampão hemostático.
A fase proliferativa é caracteristicamente marcada pela reepitelização, formação de novos vasos sanguíneos e formação do tecido de granulação.
A reepitelização é um processo que ocorre de maneira precoce e independe da integridade da matriz extracelular e da lâmina basal.
Respostas
respondido por:
21
A fase inflamatória começa sempre a liberação de agentes indutores da inflamação, como as leucinas e os leucotrienos, eles agem sempre aumentando a vascularização e a vasodilatação, permitindo que as células da inflamação e células de defesa possam chegar ao tecido lesado (alternativa B).
A inflamação é um mecanismo de defesa para matar os agentes invasores do tecido, através da ação das células de defesa e do aumento da temperatura no local.
Espero ter ajudado!
respondido por:
12
Resposta: A fase prolífera ativa é caracteristicamente marcada pela rep Lisa ação formação de novos vasos sanguíneos e formação do tecido de graça no laçam
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás