Findos quase seis anos de experiência no mundo profissional na área das Tecnologias de Informação questiono-me sobre qual será o fator que mais me valoriza enquanto trabalhadora, a especialização numa determinada área ou adquirir um vasto conhecimento em várias áreas? Há quem defenda que a especialização tem vantagens sobre a generalização de conhecimentos, e que esta tem mais procura por parte das empresas. Do meu ponto de vista, ambas apresentam vantagens e desvantagens. A especialização apresenta vários benefícios. Um especialista pode alcançar o topo da carreira mais facilmente. Assumindo que atua numa área com saída, as empresas estão dispostas a pagar um valor acima da média por essa especialização de forma a terem perto de si um recurso que consideram valioso. Se formos especialistas, numa determinada área ou tecnologia, podemos nos tornar num ponto de referência nessa área, sendo chamados a participar em projetos aliciantes e desafiantes e em tomadas de decisão importantes. No entanto, a especialização pode apresentar também as seguintes desvantagens: Caso nos especializemos demasiado numa determinada área e tendo em conta que o mundo e a tecnologia estão em contínua mudança corremos o risco de facilmente perdermos o nosso valor perante a empresa que nos contratou, se a tecnologia na qual trabalhamos ficar desatualizada. Se formos demasiado especializados a empresa pode ter dificuldades na atribuição de trabalho caso deixe de necessitar de alguém daquela área, sendo que o número de empresas para as quais poderíamos ser uma mais-valia também diminui. Trabalhar na mesma área pode tornar-se ao fim de algum tempo demasiado entediante, faltando a dose de desafio pretendida para que nos sintamos realizados.
Do ponto de vista da estrutura organizacional, a especialização do trabalho pode representar uma desvantagem quando:
( ) Não contribui com o desenvolvimento da autoridade de linha e de staff.
( ) Eleva a informalidade na estrutura organizacional.
( ) Favorece a descentralização da autoridade através dos níveis hierárquicos da organização.
( ) Não permite ao funcionário que aprimore suas capacidades em sua área de atuação.
( ) Não permite que a empresa flexibilize suas atividades, pois a especialização inibe em muitos casos a criatividade e dinamismo do profissional.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: Não permite que a empresa flexibilize suas atividades, pois a especialização inibe em muitos casos a criatividade e dinamismo do profissional.
(corrigido DNM)
Explicação: Não permite que a empresa flexibilize suas atividades, pois a especialização inibe em muitos casos a criatividade e dinamismo do profissional.
Verdadeira, uma vez que a especialização do trabalho remete ao desempenho de atividades simples e repetitivas, focadas em uma única área de conhecimento.
A especialização do trabalho remete à forma como o trabalho é distribuído nas organizações, e suas desvantagens estão associadas ao excesso de especialização em contraposição à flexibilidade e dinamismo necessários ao mundo atual.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás