Um empréstimo de R$60.000,00 foi realizado no sistema de amortização constante e deve ser pago em 120 prestações mensais a uma taxa de juro de 0,75% a.m. Qual será o valor da segunda prestação desse financiamento?
Respostas
Como sugere o próprio nome, em todas prestações pagas no SAC (Sistema de Amortização Constante) a amortização da dívida terá o mesmo valor, o que mudará será a porção de juros em cada uma dessas prestações.
Como sabemos, a amortização é a porção da prestação que efetivamente "paga" a dívida diminuindo o saldo devedor, enquanto a porção de juros é, simplesmente, o pagamento do empréstimo calculado em cima do saldo devedor.
Como nesse sistema a amortização é constante, para calculá-la basta dividirmos o valor do empréstimo pela quantidade de prestações que serão pagas, logo:
Substituindo os valores:
Para nos auxiliar, vamos construir uma tabela para dispormos as informações:
Como podemos ver na tabela, precisamos ainda calcular os juros das prestações para completá-la, note ainda que o saldo devedor segue uma PA de razão -500, já que a amortização é mantida constante.
Os juros são calculados sobre o último saldo devedor listado, isto é, por exemplo, os juros que serão pagos na prestação do mês 1 são calculados sobre o saldo devedor restante do mês 0 (60000 reais), os juros do mês 2, sobre o saldo devedor restante do 1 e assim por diante.
Já que só estamos interessados na segunda prestação, precisaremos calcular apenas os juros pagos nessa segunda prestação, calculados sobre o saldo devedor de 59500 reais.
Somando os juros à amortização, temos o valor da prestação: