Respostas
Resposta:
Desenvolvimento humano é um conceito baseado na ideia de liberdade dos seres humanos, para que estes tenham as oportunidades e capacidades de viverem com qualidade de vida e de acordo com os seus objetivos.
Ao contrário do crescimento econômico, o desenvolvimento humano não está diretamente relacionado com a análise dos recursos financeiros, mas sim com a satisfação das pessoas com o modo como vivem a vida.
Assim, para analisar o nível do desenvolvimento humano de determinado grupo, deve-se observar não a renda, mas todas as condições e oportunidades que os indivíduos possuem para conseguirem ter uma vida com dignidade e qualidade.
Saiba mais sobre Qualidade de vida.
No âmbito da psicologia, o desenvolvimento humano se refere à formação da identidade do indivíduo, ou seja, o seu comportamento, os valores, capacidades, e etc. Neste aspecto, o desenvolvimento humano leva em consideração vários fatores distintos, como características genéticas, padrões intelectuais, emocionais, os grupos de convívio em que está inserido, o desenvolvimento físico, entre outros.
Fases do desenvolvimento humano
Do ponto de vista psicológico, o desenvolvimento humano foi amplamente estudado pelo psicólogo suíço Jean Piaget (1896). Ao analisar o comportamento de suas próprias filhas, Piaget definiu as diferentes fases do desenvolvimento do ser humano:
Período sensório-motor (0 a 2 anos)
Estágio anterior à linguagem. Neste período o indivíduo começa a adquirir controle motor, criar laços afetivos e desenvolver os primeiros reflexos e movimentos.
Período Pré-Operatório (2 a 7 anos)
Desenvolvimento da linguagem, da fala e das habilidades físiscas. No entanto, nesta fase as crianças ainda não são capazes de realizar operações concretas. Durante este período a pessoa ainda não é capaz de ter empatia, por este motivo o egocentrismo ainda é marcante.
Período das Operações Concretas (7 a 12)
Desenvolvimento da capacidade de raciocinar. Aprimoramento do pensamento, quando as crianças começam a pensar de forma mais lógica e solucionar algumas problemas menos complexos.
Período das Operações Formais (12 anos em diante)
Todas as capacidades e competências estão desenvolvidas. Domínio do pensamento lógico. Indivíduos passam a agregar valores morais à sua conduta e a pensar de modo a tomar decisões mais complexas.
Índice de Desenvolvimento Humano
Com o intuito de medir e avaliar a qualidade de vida das pessoas nas diferentes sociedades, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O Índice de Desenvolvimento Humano análisa três principais fatores que representam requisitos básicos para a qualidade de vida das pessoas: saúde, educação e renda.
Atingindo essas três dimensões do IDH, o ser humano é capaz de ter uma vida longa e saudável, acesso ao conhecimento (que é essencial para a garantia do exercício das suas liberdades individuais), e condições financeiras para manter um padrão de vida estável (comprar comida, pagar suas contas básicas e ter um abrigo, por exemplo).
O IDH foi idealizado pelos economistas Mahbub ul Haq e Amartya Sen, que apresentaram os primeiros resultados no Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 1990.