Respostas
Resposta:
Podemos dizer que o olho é formado por três camadas: a mais externa, formada pela esclera e pela córnea; a camada média, formada pelo coroide, corpo ciliar e íris; e a camada mais interna, que é constituída pela retina. Além dessas camadas, o olho apresenta o cristalino, uma espécie de lente.
A seguir, estão detalhadas essas estruturas que compõem o olho humano
Explicação:
Esclera: Uma camada esbranquiçada formada por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas. É a camada protetora do olho.
Córnea: Parte transparente e esférica que fica localizada na parte da frente do olho. Pode ser comparada a um vidro de relógio de pulso.
Coroide: Uma camada, entre a retina e a esclera, rica em vasos sanguíneos e de coloração escurecida por causa da presença de melanina. Atua na nutrição da retina.
Corpo ciliar: Uma região dilatada da coroide na região onde se instala o cristalino. Nele observa-se a formação do humor aquoso.
Íris: A íris é um prolongamento da coroide que cobre parte do cristalino e que se caracteriza por ser a porção responsável pela cor do olho. Essa estrutura apresenta uma abertura no centro (pupila) por onde entra a luz. Ao modificar seu tamanho, a íris é capaz de controlar a entrada de luz no olho pela pupila.
Pupila: A pupila é um orifício circular no centro da íris. A abertura da pupila apresenta a capacidade de responder às variações luminosas, aumentando ou diminuindo seu diâmetro.
Cristalino: O cristalino é uma lente biconvexa gelatinosa e elástica. Ela mantém-se em sua posição graças à presença de ligamentos que se inserem em um espessamento da camada média ou túnica vascular, o corpo ciliar. O cristalino é uma estrutura importante, pois permite focalizar os objetos. Na porção anterior ao cristalino, encontra-se o humor aquoso, e na região posterior a ele está o humor vítreo.
Retina: A retina é onde encontramos células especializadas (fotorreceptores) denominadas de cones e bastonetes. Os cones proporcionam visão em cores, e os bastonetes são muito sensíveis à luz. A informação visual captada pelos fotorreceptores são transmitidas ao nervo óptico e ao cérebro. A borda anterior da retina é chamada ora serrata.