• Matéria: Português
  • Autor: gudim64
  • Perguntado 3 anos atrás

QUESTÃO 02 - O poema "Dois e dois: quatro" foi escrito durante a ditadura civil-militar iniciada com o Golpe de 1964, período marcado por intensa repressão das liberdades de opinião, comportamento e expressão. Sobre uma possível relação do poema com tal contexto, NÃO se pode afirmar que: a) A palavra "pão" é, sem dúvida, mais relevante para a compreensão do poema que a palavra "liberdade" b) A palavra “liberdade" se destaca no poema e é essencial para sua compreensão. c) Os versos "como um tempo de alegria, por trás do terror me acena" indicam que o poema incorpora as circunstâncias de seu tempo, mas constrói uma imagem de esperança em um futuro distinto da realidade presente. d) Seria possível relacionar a expressão "liberdade pequena" com o contexto da ditadura civil-militar iniciada em 1964. e) A relação entre o substantivo "liberdade" e o adjetivo "pequena" aparece duas vezes no poema, o que destaca a importância de ambas para a compreensão do texto.​

Respostas

respondido por: alanasantosf
2

Não se pode afirmar que a palavra "pão" é, sem dúvida, mais relevante para a compreensão do poema que a palavra "liberdade". Alternativa A está correta.

No poema "Dois e dois: quatro", é possível observar sua relação como período em que se encontra. O termo "pão caro" faz referência ao valor financeiro das contas do cotidiano, que se tornaram cada vez mais caras durante este período.

Além disso, pode ser também relacionado com a ação de ir comprar o pão, que poderia ser algo perigoso e incerto durante esse momento. Porém a palavra "liberdade" apresenta  uma maior relevância, já que também se relaciona com significados de outras expressões do texto, além do período de ditadura.

Perguntas similares