Respostas
Resposta
Oi tudo bem ?
Explicações
As expedições que utilizavam as vias fluviais foram chamadas de monções, não por causa de se submeterem ao regime dos rios, partindo sempre na época das cheias, quando os rios eram facilmente navegáveis, tornando a viagem menos difícil e arriscada.
As monções partiam às margens do rio Tietê, levando em média cinco meses até alcançar as minas de Cuiabá.
No início as monções transportavam paulistas para as minas cuiabanas, mas logo tornaram-se expedições de abastecimento.
A viagem era difícil devido às inúmeras corredeiras, febres, insetos venenosos, piranhas e, principalmente, ataques de índios. As canoas eram construídas à maneira indígena, cavadas em um só tronco e muito rasas. As maiores chegavam a transportar até 300 arrobas de carga, e com o tempo receberam toldos para evitar que as provisões se estragassem. A tripulação era formada pelo piloto, pelo proeiro e por cinco ou seis remadores que remavam em pé como os índios. A carga ficava no centro da canoa, os tripulantes na proa e os passageiros na pôpa. Navegavam entre 8 horas da manhã e 5 da tarde, quando embicavam as canoas nos barrancos dos rios, armando acampamentos.
* Desculpe se esta muito grande , isso é uma explicação bem detalhada , mas é só você fazer um resumo que caiba na sua resposta
Espero ter ajudado
Bons estudos !!!