• Matéria: Português
  • Autor: maricostasantos2010
  • Perguntado 3 anos atrás

URGENTE É PARA AMANHÃ!!!!
1. Responda às seguintes questões sobre a crônica “A verdadeira história de Pio”. a. Qual é o foco narrativo?
b. Explique a posição do narrador em relação aos acontecimentos narrados e à perso- nagem principal da crônica. Ele se envolve ou se mantém distanciado e neutro?
c. Encontre alguns adjetivos que possam exemplificar sua resposta ao item anterior (alguns adjetivos podem estar substantivados pelo uso do artigo).
2. As crônicas de jornal muitas vezes são histórias exemplares, que oferecem uma lição sobre a vida para provocar a reflexão do leitor. Como você formularia uma lição retirada dessa crônica de Paulo Mendes Campos?

Respostas

respondido por: sophiamaeda2
3

Resposta:

a) A crônica tem foco narrativo em primeira pessoa. Veja comentário no Caderno do Professor, na seção Respostas e comentários.

Na correção, explique que, como as crônicas ficam numa posição intermediária entre a realidade e a ficção, é comum que o foco narrativo seja uma projeção da pessoa real do autor; neste caso podemos dizer que o narrador é o autor Paulo Mendes Campos, do mesmo modo que as outras personagens são pessoas reais, do convívio do autor – Zanine e Rubem Braga.

b) Explicação possível: O narrador não se mantém neutro. No início, quando Pio estava em seu apartamento, ele o via com simpatia; mas logo não suportou mais a presença do pintinho e o doou ao amigo Zanine. Mesmo ao narrar o comportamento de Pio nas outras casas, o narrador não é neutro e usa uma linguagem crítica e mesmo depreciativa.

c) Esquisito, danado de andejo, presumido, extravagante, presunçoso, boboca, insolente, doidinho, bestalhão.

Explicação:

Perguntas similares