1. Conforme a autora, qual é a especificidade do “racismo à la brasileira”?
2. Em que medida esse racismo se relaciona com a história da escravidão no Brasil? Explique. 3. Reflita sobre as questões a seguir e converse sobre elas com os colegas:
a) Você concorda com a opinião da autora? Justifique.
b) Há preconceito racial no Brasil? Justifique.
c) Você conhece algum caso de preconceito racial? Se sim, disserte sobre ele. d) Você já sofreu algum preconceito? Dê exemplos.
Respostas
Resposta:
Explicação:
1- A especificidade da discriminação no Brasil se dá fato do país vivenciar uma política de miscigenação, desde a época da colonização, num sistema escravocrata. Além disso, fomos o último país da América a abolir a escravidão.
2-O racismo hoje em dia se relaciona com a escravidão do passado na medida em que ainda presenciamos realidades onde o trabalho manual é visto com uma certa aversão, desvalorizando a mão de obra e tratando as pessoas muitas vezes de forma desumana..
3-
a) Concordo com a autora , pois realmente a história de escravidão , a exploração dos negros deixou marcas de preconceito que presenciamos até os dias de hoje.
b) Infelizmente hoje em dia ainda presenciamos várias situações de racismo. Um exemplo é observar como o número de pessoas brancas em cargos executivos é bem maior do que as negras.
c) Como exemplo de preconceito podemos citar um caso recente que passou nos noticiários de um jovem que foi acusado de ter roubado uma bis por dois jovens brancos. O casal de jovens ficou acusando o garoto negro apenas por ter visto o mesmo com uma moto bis igual a que fora roubada. Enfim, depois descobriram que quem tinha roubada a bis era um jovem branco.
d) Nunca sofri preconceito, mas me sinto muito triste em ver tantos casos.