5) Relacione as sub-regiões do Nordeste brasileiro ás suas características descritas abaixo.
(A) Meio-Norte (B) Sertão (C) Agreste (D) Zona da Mata
( ) Essa sub-região é ocupada principalmente pelo cultivo da cana-de-açúcar, importante produto agrícola desde o período colonial. Seu nome se refere à Mata Atlântica que cobria originalmente esta área.
( ) Apresenta muitos rios temporários e baixo índice pluviométrico que também tem como característica a irregularidade, pois ocorrem longos períodos sem chuva (estiagem) e altas temperaturas, associados a elevados índices de evaporação, e pela ocorrência da Caatinga, vegetação adaptada à aridez do clima.
( ) É uma área de transição entre o Sertão (nordeste seco) e a Amazônia (extremamente úmida), destacam-se como produção o extrativismo vegetal (carnaúba e babaçu) e o cultivo de arroz.
( ) É a sub-região que se concentra o maior número de indústrias, também é a mais povoada e urbanizada do Nordeste, sendo a mais desenvolvida economicamente.
( ) Em alguns trechos dessa sub-região nordestina, pratica-se a criação de gado e, em outros, a agricultura, inclusive irrigada, principalmente no vale do Rio São Francisco.
( ) Corresponde a uma área de transição entre a Zona da Mata, de clima tropical litorâneo , e o Sertão, de clima tropical semiárido.
( ) Sub-região onde predomina o clima quente e úmido, compreende parte do Piauí e do Maranhão, sendo uma extensa área conhecida por Mata do Cocais (constituída principalmente por palmeiras), essa corresponde à área de transição entre a Floresta Amazônica e a Caatinga.
( ) Sub-região onde predominam as pequenas e médias propriedades rurais (minifúndios) , onde se desenvolvem a policultura (cultivo de vários produtos) , como o feijão, o milho, a mandioca, o agave e outros. Também se desenvolvem a pecuária leiteira e as indústrias e seus derivados, e o comércio é outra atividade muito importante, destacam-se as feiras livres das cidades de Campina Grande, no estado da Paraíba; Feira de Santana e Vitoria da Conquista, na Bahia; Caruaru e Garanhuns, em Pernambuco.
( ) É a sub-região mais pobre, que sofre com as secas. A economia baseada na agropecuária tradicional, com baixa produtividade. A maioria da população rural dessa sub-região vive da agricultura e da pecuária de subsistência.
Respostas
A ordem correta é: (D) Zona da Mata, (B) Sertão, (A) Meio-Norte, (D) Zona da Mata, (B) Sertão, (A) Meio-Norte, (A) Meio-Norte, (C) Agreste, (B) Sertão.
( Zona da Mata ) Essa sub-região é ocupada principalmente pelo cultivo da cana-de-açúcar, importante produto agrícola desde o período colonial. Seu nome se refere à Mata Atlântica que cobria originalmente esta área.
(sertão ) Apresenta muitos rios temporários e baixo índice pluviométrico que também tem como característica a irregularidade, pois ocorrem longos períodos sem chuva (estiagem) e altas temperaturas, associados a elevados índices de evaporação, e pela ocorrência da Caatinga, vegetação adaptada à aridez do clima.
( Meio-norte ) É uma área de transição entre o Sertão (nordeste seco) e a Amazônia (extremamente úmida), destacam-se como produção o extrativismo vegetal (carnaúba e babaçu) e o cultivo de arroz.
( Zona da Mata) É a sub-região que se concentra o maior número de indústrias, também é a mais povoada e urbanizada do Nordeste, sendo a mais desenvolvida economicamente.
( Sertão ) Em alguns trechos dessa sub-região nordestina, pratica-se a criação de gado e, em outros, a agricultura, inclusive irrigada, principalmente no vale do Rio São Francisco.
( Meio-norte ) Corresponde a uma área de transição entre a Zona da Mata, de clima tropical litorâneo , e o Sertão, de clima tropical semiárido.
( Meio-norte) Sub-região onde predomina o clima quente e úmido, compreende parte do Piauí e do Maranhão, sendo uma extensa área conhecida por Mata do Cocais (constituída principalmente por palmeiras), essa corresponde à área de transição entre a Floresta Amazônica e a Caatinga.
( agreste) Sub-região onde predominam as pequenas e médias propriedades rurais (minifúndios) , onde se desenvolvem a policultura (cultivo de vários produtos) , como o feijão, o milho, a mandioca, o agave e outros. Também se desenvolvem a pecuária leiteira e as indústrias e seus derivados, e o comércio é outra atividade muito importante, destacam-se as feiras livres das cidades de Campina Grande, no estado da Paraíba; Feira de Santana e Vitoria da Conquista, na Bahia; Caruaru e Garanhuns, em Pernambuco.
(Sertão) É a sub-região mais pobre, que sofre com as secas. A economia baseada na agropecuária tradicional, com baixa produtividade. A maioria da população rural dessa sub-região vive da agricultura e da pecuária de subsistência.
Bons estudos!