• Matéria: Pedagogia
  • Autor: roserose1
  • Perguntado 9 anos atrás

A divisão internacional do trabalho foi implantada após a Revolução Industrial, entre 1750 a 1830, perdurando até o final da Segunda Guerra Mundial (1930 a 1945). Ela significou uma integração da produção de bens envolvendo uma cadeia mundial de fornecedores de matéria prima, produtores, comerciantes e consumidores. Nessa perspectiva, leia as alternativas abaixo e assinale a que define a primeira divisão internacional do trabalho:
ALTERNATIVAS

A primeira divisão internacional do trabalho foi marcada pela centralização do comando do capitalismo nos países industrializados. Destaque para os países europeus. Várias regiões mundiais tinham o papel de fornecedores de matéria prima e consumidores dos bens industrializados na Europa.


A primeira divisão do trabalho fragmentou o comando do capitalismo. Várias nações tinham o poder de decisão sobre sua economia e não dependia dos interesses industriais europeus.


Muitos consideram que foi a fase mais democrática do capitalismo. Nela, a divisão da produção obedecia aos interesses regionais. A economia mundial se adaptava às necessidades e perfis da economia local.


Com uma economia diversificada, marcada pela colaboração entre as comunidades produtivas, nesta fase predominava o comércio. Os distribuidores dos produtos mundiais eram essencialmente os homens com maior poder econômico.


A divisão internacional do trabalho implicou numa padronização dos ganhos dos trabalhadores em todo o Mundo. Assim, os ganhos das empresas eram distribuídos igualmente entre os diversos sindicatos que representavam as categorias internacionais do trabalho.


Responder

Respostas

respondido por: ROSICLEIASILVA
2
a divisão internacional do trabalho implicou numa padronização dos ganhos dis trabalhadores em todo o mundo
Perguntas similares