2)
Segundo a o pensador francês Michel Foucault, a escola é o espaço onde o poder disciplinar produz saber. Essa situação surgiu no século XIX com a instituição disciplinar que consiste na utilização de métodos que permitem um controle minucioso sobre o corpo do cidadão através dos exercícios de utilização do tempo, espaço, movimento, gestos e atitudes, com uma única finalidade: produzir corpos submissos, exercitados e dóceis. Tudo isso para impor uma relação de docilidade e utilidade. Na escola, ser observado, olhado, contado detalhadamente é um meio de controle, de dominação, um método para documentar individualidades. A criação desse campo documentário permitiu a entrada do indivíduo no campo do saber e, logicamente, um novo tipo de poder emergiu sobre os corpos. Os efeitos do poder se multiplicam na rede escolar devido à cada vez maior acumulação de novos conhecimentos adquiridos a partir da entrada dos indivíduos no campo do saber. Conhecer a alma, a individualidade, a consciência e o comportamento dos alunos é que tornou possível a existência da psicologia da criança e a psicopedagogia. As áreas do saber se formam a partir de práticas políticas disciplinares, fundadas em vigilância. Isso significa manter o aluno sob um olhar permanente, registrar, contabilizar todas as observações e anotações sobre os alunos, através de boletins individuais de avaliação (ou uniformes-modelo, por exemplo), perceber aptidões, estabelecendo classificações rigorosas.
Fonte: TRAGTENBERG, Maurício. Relações de poder na escola. Lua Nova, São Paulo , v. 1, n. 4, p. 68-72, Mar. 1985
Com base no contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Tragtenberg faz uma análise das relações de poder na escola, discutindo como a escola reproduz as disparidades sociais, incluindo até mesmo a organização da sala de aula e das avaliações como perpetuadoras do sistema social.
( ) Para o autor, a possibilidade que a escola tem de desvincular o saber do poder é estabelecer uma organização extremamente hierarquizada, criando uma comunidade com professores mandando em alunos e funcionários.
( ) A democratização escolar só é possível se houver autogestão da escola pelos representantes educacionais (incluindo os alunos).
( ) A cultura escolar apresenta especificidades próprias, com identidades e valores restritos e com um projeto social que permite o modelo organizacional totalitário.
( ) É muito difícil que a cultura organizacional seja homogênea, coexistindo e convivendo numa mesma escola uma cultura dominante e várias subculturas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Selecione uma alternativa:
a)
V – F – V – F – V.
b)
F – F – V – F – F.
c)
V – V – F – F – V.
d)
F – V – V – F – V.
e)
V –F – F – V – F.
Respostas
respondido por:
87
Resposta:
Aap3 Relações Interpessoais- 1)C 2)A 3)D 4)C
Explicação:
Corrigida pelo ava
criscaetano1910:
Tudo certo obrigada
respondido por:
13
Resposta:
a)
V – F – V – F – V.
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA ESPERO TER AJUDADO BOAS PROVAS BONS ESTUDOS ❤❤❤
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás