• Matéria: Psicologia
  • Autor: rafasantosbonilha
  • Perguntado 3 anos atrás

As políticas destinadas às pessoas idosas no Brasil sofreram uma guinada interpretativa na década de 1970, em parte influenciada pela perspectiva do envelhecimento populacional que se estabelecia nos países capitalistas centrais. Nesta nova fase, estudiosos passam a questionar o conceito de velhice e as ideias de tipicidade associadas, e emergem os planos para a vivência saudável e mais ativa desse período de vida, estimulando ainda o convívio social, especialmente no contexto intrageracional. No plano das políticas públicas, projetos relacionados à saúde e à renda, como a previdência, passam a ser mais presentes nas ações da administração pública, especialmente a partir do Ministério da Previdência e Assistência Social.

Como podem ser caracterizadas as políticas sociais destinadas aos idosos no período que antecede essa guinada interpretativa da década de 1970?

A.
Como políticas nucleares ou auxiliares a políticas de espectro social mais amplo.


B.
Como políticas voltadas à integração, à cidadania e à participação social do idoso.


C.
Como políticas auxiliares às políticas de caridade vinculadas a instituições privadas.


D.
Como políticas para a separação entre idosos e o segmento economicamente ativo.


E.
Como políticas nucleares em um amplo marco legislativo destinado à pessoa idosa.

Respostas

respondido por: fbnmfgp7rgkv
17

Resposta:As políticas destinadas às pessoas idosas no Brasil sofreram uma guinada interpretativa na década de 1970, em parte influenciada pel

Explicação:As políticas destinadas às pessoas idosas no Brasil sofreram uma guinada interpretativa na década de 1970, em parte influenciada pel

respondido por: saskyabarbosa
7

Resposta:

Como políticas para a separação entre idosos e o segmento economicamente ativo.

Explicação:

O marco de transição do olhar da administração pública sobre a pessoa idosa no Brasil viria com a criação da Renda Mensal Vitalícia.  

Perguntas similares