No esquema apresentado, temos duas baterias ligadas em paralelo, qual é a intensidade de corrente que circula pelas baterias?
Respostas
ERRATA: As baterias estão ligadas em série! O enunciado possui esse equívoco... Não prejudica na resolução da questão, mas é pertinente salientar para que não haja confusões futuras!
Vamos para a questão em si... Existem inúmeras maneiras de resolver esse tipo de questão, seja por Leis de Kirchoff, superposição, etc. Gosto de usar uma que é muito intuitiva. Podemos perceber que a fonte E1 tende a instaurar uma corrente no sentido horário, enquanto a fonte E2 tende a instaurar uma corrente no sentido anti-horário. Podemos pensar nessas fontes como "cabos de guerra"... Possuímos 12V num sentido e 6V no outro, obtendo um "saldo" de 12 - 6 = 6V para uma fonte que tende a instaurar corrente no sentido anti-horário (nesse sentido pois a fonte de maior valor está no sentido anti-horário). Ótimo, podemos subsistuir as 2 fontes por uma só de 6V. Possuímos tbm 2 resistências ligadas em série, onde a req = r1 + r2 = 5 + 10 = 15Ω. Olha só que ótimo... Reduzimos nosso circuto à um circuito simples com fonte de 6V e resistência de 15Ω. Aplicando a 1° Lei de Ohm:
U = R.i
6 = 15.i
i = 6/15
i = 0,4 A
Aparentemente seu professor estabeleceu um referencial para as correntes, oq não é exatamente necessário. Pelas alternativas, notamos que ele estabeleceu corrente positiva para o sentido horário e corrente negativa para o sentido anti-horário. Como nossa fonte equivalente estabelece uma corrente no sentido anti-horário, a reposta é:
i = - 0,4A