PESQUISA SOBRE
governo ernesto geisel
início da abertura política: lenta, gradual e segura
fatores críticas do governo e suas determinações
principais realizações e suas determinações
Respostas
Resposta:
Foi no governo Geisel (1974-1979) que o Brasil começou a vivenciar a transição para o regime democrático.Apesar de ter sido o quarto militar a assumir a Presidência ao longo da ditadura, ele fazia parte de uma ala mais moderada do Exército e, inclusive, derrubou o AI-5, o ato institucional que impôs várias medidas restritivas e violentas contra a nação.
Com o objetivo de aprofundar seu conhecimento nessa parte da história política brasileira, elaboramos este post trazendo detalhes sobre o governo Ernesto Geisel. Continue a leitura!
Quem foi Ernesto Geisel?
Nascido no Rio Grande do Sul, no dia 3 de agosto de 1907, Ernesto Beckmann Geisel foi um dos militares que esteve presente nas articulações para a implantação daditadura militar no Brasil, regime que durou de 1964 a 1985.
Geisel era filho de imigrantes alemães e estudou no colégio militar de Porto Alegre. Formou-se como aspirante de oficial na Escola Militar de Realengo, atual Academia Militar das Agulhas Negras.
Sua história política começou no governo de Castelo Branco, em 1964. Foi presidente da Petrobras no governo de Emílio Médici, inclusive com a indicação de seu irmão, Orlando Geisel, ao Ministério do Exército.
A atuação de Orlando, que era bem-articulado, foi fundamental para que Médici indicasse Geisel como Presidente pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), assumindo a cadeira em 15 de março de 1974.
Foram quatrocentos votos à frente da chapa oposicionista comandada por Ulysses Guimarães, do MDB.
Em sua história de vida, Geisel participou de ações militares ao longo da Revolução de 30 e combateu na Revolução Constitucionalista de 1932, integrando as forças federais.
Foi ainda Secretário da Fazenda da Paraíba durante a ditadura de 30 e se casou com uma prima de primeiro grau, com quem teve dois filhos.