O texto trata de uma carta aberta do imperador Pedro I ao povo brasileiro, escrita num momento de extrema tensão política. Quais cenários políticos forçou o imperador D. Pedro I a dizer tais palavras ao povo brasileiro? E quais as consequências da ação que tomou no dia seguinte?
Respostas
Resposta:
A) Espera-se que o candidato possa identificar os seguintes aspectos do cenário político brasileiro de abril de 1831: o clamor antilusitano da população brasileira, evidenciado pelo conflito entre brasileiros e portugueses na chamada Noite das garrafadas; a desconfiança da elite política brasileira em relação às pretensões absolutistas do Imperador; a substituição de um ministério composto majoritariamente por brasileiros natos por um formado por pessoas do círculo pessoal do Imperador, denominado por Ministério dos Marqueses.
B) Espera-se que o candidato possa estabelecer que, no dia 7 de abril de 1831, por não aceitar as exigências populares referentes ao retorno do Ministério de 20 Março, D. Pedro I, abdicou-se do trono brasileiro em favor de seu filho infante Pedro de Alcântara. Devido à pouca idade do príncipe herdeiro, com apenas 5 anos, estabeleceu-se o chamado período regencial, no qual o poder seria exercido por regentes até a maioridade do príncipe herdeiro.
Explicação: