Quais grupos sociais podem ser identificados no processo de luta pela independência na América Espanhola? Quais eram os conflitos de interesses que estavam em jogo no processo de independência?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Estiveram envolvidos no conflito : A elite criolla, os chapetones e a população de indígenas, mestiços e negros.
A elite criolla, eram filhos de espanhóis nascidos na América que possuíam educação europeia, muitos sofriam influência do iluminismo e dos ideais de liberdade política e econômica, e consistiam na burguesia local. Porém, como não eram autênticos espanhóis, não participavam das decisões políticas e estavam insatisfeitos com o monopólio que a metrópole impunha sobre a região colonizada.
Os chapetones eram os espanhóis, que controlavam as decisões administrativas e não estavam interessados na ascensão da burguesia local, já que o domínio colonial espanhol era mais vantajoso a sua condição de exploração.
Os índios, negros e mestiços compunham a grande massa explorada, que além de estar insatisfeita com o domínio imposto pela metrópole sobre a cultura e política local, desgostavam da exploração a qual estavam submetidos. Esses grupos também foram essenciais para que o intento da elite criolla fosse realizado e a América se tornasse livre da colonização.