1 - (ENEM) Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é importante para a maioria das atividades vitais, apresentando glândulas de muco para conservar-se úmida, de modo a favorecer as trocas gasosas, podendo apresentar também glândulas de veneno contra microrganismos e predadores. Segundo a teoria evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a:
a) lei do uso e desuso.
b) atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele.
c) transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes.
d) futura extinção desses organismos, pois estão mal-adaptados.
e) seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem.
2 - Olhos poucos desenvolvidos e ausência de pigmentação externa são algumas das características comuns a diversos organismos que habitam exclusivamente cavernas. Entre esses organismos, encontram-se espécies de peixes, anfíbios, crustáceos, aracnídeos, insetos e anelídeos. Como a teoria de Lamarck explicaria a presença de olhos poucos desenvolvidos em espécies que habitam cavernas?
3 - Nos últimos 100 anos, cientistas formularam diversas teorias para explicar porque o ser humano, ao contrário dos outros grandes primatas, tornou-se bípede em determinada fase de sua evolução. Uma pesquisa divulgada recentemente apresenta novos subsídios para explicar as origens do bipedismo. No entanto, cientistas de três universidades americanas mostram que um fato determinante para que o ser humano tenha passado a andar apenas com os pés foi a necessidade de gastar menos energia, dessa forma, tornando-se mais adaptado no meio ambiente em que vive. Identifique qual linha de pensamento o texto anterior segue.
57
4 - (PUC-PR) Examine as duas frases abaixo:
I. De tanto esticar o pescoço para comer as folhas das árvores, as girafas foram ficando com o pescoço mais longo.
II. Entre as girafas podemos notar uma variabilidade no tamanho do pescoço, o que permite a atuação da seleção natural.
Pode-se considerar:
a) as duas frases como lamarckianas.
b) as duas frases como darwinianas.
c) a primeira frase como lamarckiana e a segunda como darwiniana.
d) a primeira frase como darwiniana e a segunda como lamarckiana.
e) ambas as frases como neodarwinianas.
5 - (UFRN) A restrição à venda de antibióticos no Brasil foi uma medida tomada em função do aparecimento de bactérias super-resistentes. Atualmente, com os avanços na área da genética e da biologia molecular, uma das explicações aceitas para o surgimento dessas bactérias é a ocorrência de mutações, a partir das quais haveria uma mudança aleatória em um determinado gene, e, dessa forma, as bactérias passariam a apresentar resistência ao antibiótico. No passado, sem o conhecimento da genética e da biologia molecular, Lamarck e Darwin elaboraram explicações para o surgimento de novas variedades de seres vivos. Nesse contexto, como pode ser explicado o surgimento de bactérias super-resistentes:
a) com base na teoria da evolução de Lamarck?
b) com base na teoria da evolução de Darwin?
Respostas
Resposta:1) De acordo com a teoria de Darwin sobre a evolução das espécies, as características que certo organismo apresenta são aquelas que foram selecionadas ao longo do tempo, em função do meio em que vivem, ou seja, o meio seleciona os caracteres que conferem maior valor adaptativo às espécies.
Na questão acima, as alternativas A, B e C referem-se à teoria lamarquista sobre a evolução das espécies.
Resp.: E
2) Lamarck explicaria a presença de olhos poucos desenvolvidos em espécies que habitam cavernas por meio da "lei do uso e do desuso". Em que a ausência de pigmentos e do desenvolvimento dos olhos são características que foram selecionadas ao longo do tempo.
3) A linha de pensamento utilizada no texto é a lei do uso e do desuso, de Lamarck.
4)c) a primeira frase como lamarckiana e a segunda como darwiniana.
5)a) Segundo a teoria lamarckista, as bactérias podem se tornar resistentes para sobreviver na presença dos antibióticos e transmitem essa aptidão adquirida aos seus descendentes.
b) Segundo a teoria darwinista, os antibióticos selecionam as variedades bacterianas naturalmente resistentes, eliminando as variedades sensíveis.
Explicação: