Para sair da água e conquistar o ambiente terrestre, os animais sofreram importantes adaptações, entre as quais:
a) Pele fina, pouco vascularizada e com escamas, para evitar a perda de água.
b) Presença de brânquias permitindo as trocas gasosas fora do ambiente aquático.
c) Excreção de substâncias menos solúveis em água, como a ureia e o ácido úrico.
Respostas
Resposta:
C - Excreção de substâncias menos solúveis em água, como a ureia e o ácido úrico.
Explicação:
Uma importante caraterísticas dos animais terrestre é a forma de excreção de moléculas nitrogenadas, a amônia propriamente dita é toxica porem muito solúvel em agua, o que permite aos seres aquáticos excretarem o nitrogênio nesta forma, os animais terrestres precisaram adquirir uma forma de excreção menos toxicas e que não precisasse de altos níveis de agua, já que vivem na terra. levando ao uso de moléculas menos toxicas e menos hidrossolúveis como ureia e o ácido úrico.
Uma das principais adaptações que permitiram o surgimento de animais no meio ambiente terrestre, com sua saída do ambiente aquático, compreende a excreção de substâncias menos solúveis em água, vide o ácido úrico, mediante a menor oferta de água. (Alternativa C).
A adaptação ao meio ambiente terrestre compreendeu um processo de milhões de anos, no sentido de que a seleção natural permitiu o surgimento de características mais evoluídas, como o próprio ácido úrico, o qual passou a ser transmitido para as próximas gerações.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/45411541